Na tarde desta quinta-feira (9), foi inaugurada no Fórum de Bagé, a 4ª Vara Cível da Comarca de Bagé. A implementação da 4ª Vara Cível no município é um requerimento antigo do Poder Judiciário, pela grande demanda de processos, que acabam tramitando devagar.
O processo de instauração se iniciou com o Projeto de Lei 365 de 2015, de autoria do Poder Judiciário, cujo relator foi o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), com parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Durante os anos, Mainardi articulou, juntamente com os representantes da OAB de Bagé, com membros do Poder Judiciário para que a 4º Vara Cível finalmente pudesse ser implementada no município.O Projeto de Lei foi sancionado no dia 18 de maio de 2016, tornando-se a Lei 14.871.
“É com muita satisfação ver a implementação da 4ª Vara em Bagé, um movimento que se iniciou há muitos anos e que finalmente se realizou, trazendo celeridade aos processos da região. Foi um trabalho conjunto e destaco a participação incansável neste processo do ex-presidente da OAB de Bagé, Marcelo Marinho.”, afirmou Mainardi no ato.
O evento foi presidido pela Presidente TJ-RS, Iris Helena Medeiros Nogueira e contou com as presenças da Vice-presidente do TJ-RS, LizeteSebben, Corregedor-geral da Justiça do RS, Giovanni Conti, Presidente da OAB Bagé, Marcia Rochinhas, o Diretor do Fórum de Bagé, Humberto Moglia Dutra, além de outros membros do Poder Judiciário. Também participou do evento a deputada estadual Adriana Lara (PL).
Além de Bagé, a Comarca do município também engloba Aceguá, Candiota e Hulha Negra.