INSPIRAÇÃO

De tijolo em tijolo hulhanegrense está construindo seu caminho profissional

John trabalhou como auxiliar de seu pai que é pedreiro e já possui planos para abrir o próprio escritório

O estudante fez foto com a betoneira que estava no local do ensaio Foto: Divulgação TP

O hulhanegrense John Sullivan Soares Ribeiro, 28 anos, está prestes a realizar o sonho de concluir a vida acadêmica no Centro Universitário Ideau, na cidade de Bagé. Ele está cursando Ciências Sociais Aplicadas (Administração e Ciências Contábeis), e a conclusão será no final deste ano.
Em meio de conversa, John falou que sempre teve o gosto pelo estudo, e por isso fez o possível para conciliar a educação com o trabalho, o qual começou aos 14 anos após terminar o ensino fundamental. Para conciliar as duas atividades, o estudante passou a trabalhar durante o dia e estudar a noite. “Só que era meio cansativo, então eu estudava um pouco e parava”, disse ele, contando que levou sete anos para terminar o ensino médio.
FACULDADE – Ele contou ao TP que quando finalmente concluiu os estudos, decidiu que queria ir além, e então realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2018. “A ideia inicial era cursar engenharia civil, mas por não ter pontos suficientes não consegui os financiamentos para seguir na vida acadêmica”.
A partir disso, seus amigos que já estudavam na Ideau, convidaram John para realizar o vestibular. Ao realizar a prova para entrar na graduação de engenharia de produção, o aluno contou ter recebido a notícia que a turma não teria o número de pessoas suficiente. “Então me fizeram convite para fazer a grade integrada de Administração, Contábeis e Recursos Humanos”, contou John, que acabou gostando das matérias e continuou.
DIFICULDADE – Ao ser questionado sobre a maior dificuldade que enfrentou durante as duas tarefas – trabalho e faculdade-, John destacou a distância como sua inimiga diária, além do cansaço de trabalhar em obras e precisar fazer um serviço mais pesado.
“Mas isso acabou sendo um ânimo para não desistir, e por fim o cansaço também era vencido com a turma que é muito boa”, pontuou. Ademais, um dos motivos que foram fundamentais para o estudante não desistir, foi o conhecimento que adquiriu na profissão. “Os impostos, leis e política são importantes para nós, e hoje já consigo ter uma opinião nessas áreas que antes eu não tinha”, afirmou.
FUTURO – Filho do casal Jurema Teresinha Soares e Solenir Charqueiro Ribeiro, John atualmente está realizando estágio de contabilidade, e após 14 anos trabalhando de sol a sol com o pai, irá construir sua vida profissional.
Faltando menos de seis meses para a conclusão do curso, o hulhanegrense já tem planos para o futuro que está bem próximo, com a abertura de um escritório de contabilidade próprio na cidade onde mora, com o apoio de seus professores. “Queremos abrir em julho já”, informou.

John e seus pais, Solenir e Jurema Foto: Divulgação TP

Por fim, John agradeceu as pessoas que fizeram parte da sua vida, e principalmente que ajudaram de alguma forma em seus estudos, dando destaque aos pais que ofereceram educação e oportunidade de formação.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook