EDUCAÇÃO

Decisão sobre suspensão em 2023 das séries finais em escola de Hulha Negra parece ser definitiva

Em nota, secretária de Educação afirmou que a situação foi definida em reunião com os pais presentes no último dia 20 de janeiro

Pais e alunos fizeram um manifesto na última segunda-feira (13) Foto: Divulgação TP

Nas últimas semanas, a pauta que gerou muito assunto foi em relação ao fechamento do turno da manhã da escola Nova Esperança, no interior de Hulha Negra. Após a decisão tomada, os pais dos alunos não ficaram contentes e protestaram em frente ao educandário no retorno das aulas no último dia (13).

Em uma reunião realizada com os pais dos alunos, a secretária de Educação e Cultura, Adriana Delabary, acordou e decidiu que, cerca de 30 alunos dos anos finais do turno da manhã (6º ao 9º anos), passariam a estudar na escola Monteiro Lobato, que fica localizada na sede do município. Com a negativa de pais que não compareceram a reunião, a vereadora Tanira Martins (PTB), foi procurada e pediu uma audiência pública na Câmara, para que o assunto fosse esclarecido.

AUDIÊNCIA – Realizada no último dia 9, a audiência foi marcada pela conversa tensa entre a secretária, pais e vereadores presentes. Adriana afirmou que a transferência dos alunos já é algo acertado e os estudantes terão uma estrutura maior. Em relação ao descontentamento dos responsáveis, a secretária informou não ter ido até a reunião com uma decisão pronta, e que tudo foi acertado em conjunto.“A situação está resolvida e este ano já está decidido. A escola não foi fechada, e a decisão de voltar a ter os seus professores e alunos lá, cabe só a comunidade”, destacou ela.

PROTESTO – Os pais resolveram realizar um protesto no retorno das aulas no início desta semana, não deixando os alunos embarcarem no transporte escolar. Ao procurar o TP, uma das mães informou que os alunos permaneceram em frente a escola. “Todos estão na frente da escola, tanto o turno da manhã quanto o da tarde. Não foi mandado os alunos para a escola da sede, eles ficaram lá que é a escola deles”, disse a mãe.

DECISÃO FINAL – Em nota publicada nas redes sociais da Prefeitura, a secretária explica que a decisão foi construída com os 11 pais que se fizeram presentes numa reunião realizada no dia 20 de janeiro. “Os pais dos alunos dos anos finais foram informados da reunião e o município, inclusive, ofertou transporte para os pais ou responsáveis. Quem estava na reunião concordou, neste momento, em transferir o ensino dos anos finais para a Escola Monteiro Lobato. Essa decisão foi unânime, tanto que ficou acertado com os pais que a transferência dos alunos seria automática e que, na primeira reunião do ano, com os pais ou responsáveis, a matrícula seria efetivada, evitando que os pais necessitassem ir até a escola efetivar a matrícula antes do início do ano letivo”, afirmou a secretária, dizendo que tudo foi registrado em ata.

Além disso, Adriana enfatizou que em momento algum o fim das atividades da escola foi mencionado. “Apenas os anos finais serão suspensos, o restante da escola continua em funcionamento. Não existe a possibilidade de fechar a escola Nova Esperança. Isso nunca esteve nos planos desta Administração”, finalizou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook