Na manhã desta sexta-feira (28), a Polícia Civil através da Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), de Bagé, deflagrou a Operação Três Fazendas. A ação busca desarticular uma organização criminosa responsável pelo furto de bovinos e ovinos nos municípios de Candiota, Pedras Altas e Pinheiro Machado. Com a operação ainda em andamento, o delegado André de Matos Mendes já confirmou para o Tribuna do Pampa a prisão de um participante da quadrilha em Candiota e outro em São Lourenço do Sul.
“Até o momento, dois presos – um em São Lourenço por posse irregular de arma de fogo e outro em Candiota por porte ilegal de arma de fogo e posse irregular de arma de fogo. Quatro armas foram apreendidas e um terceiro suspeito está sendo conduzido à Delegacia de Polícia por posse de droga. Ele vai ser ouvido e liberado”, relatou a autoridade.
Em Pedras Altas, a Polícia Civil apreendeu 72 vacas, 14 terneiros, oito búfalos e dois mini búfalos. Conforme informado para a reportagem, a Secretaria da Agricultura do Estado vai suspender as movimentações da propriedade rural por constarem irregularidades no rebanho e na documentação.
ENTENDA – A Decrab, de Bagé, investiga desde o final do ano de 2019 uma possível quadrilha responsável pelo furto de vários animais bovinos e ovinos nos municípios de Pinheiro Machado, Pedras Altas e Candiota. Um dos suspeitos enquanto realizava o abate de sete ovinos, no município de Pinheiro Machado, chegou a perder uma fotografia sua no local do crime – fato que fortaleceu as investigações.
Conforme o inquérito policial instaurado para apurar as ações da quadrilha, o bando atua tanto na modalidade de carneada, como de furto de gado em pé. Os animais seriam carregados inicialmente para prioridades rurais, sendo elas localizadas nos municípios de Cristal, Pedras Altas e Candiota. Os animais ficavam nestas propriedades por alguns dias e posteriormente eram abatidos.
A operação leva o nome de Três Fazendas em razão das três propriedades rurais suspeitas de receberem os animais furtados. Diante dos fatos, o delegado André de Matos Mendes, titular da Decrab/Bagé, representou junto ao Poder Judiciário da Comarca de Pinheiro Machado por oito mandados de busca e apreensão – um em Cristal, um em São Lourenço do Sul, um em Pinheiro Machado, um em Pedras Altas e quatro em Candiota. O pedido foi atendido pelo Poder Judiciário.
O cumprimento das ordens judiciais está sendo realizado com o apoio da Secretaria de Agricultura, Decrab/Camaquã, Delegacia de Polícia de São Lourenço do Sul, Equipe de Reforço da Operação Fronteira da Polícia Civil, Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco/Bagé), Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam/Bagé), Delegacia de Polícia de Pinheiro Machado e a 9° Delegacia Regional de Polícia de Bagé, totalizando 32 policiais civis e seis fiscais da Secretária de Agricultura envolvidos na ação.