O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB) emitiu nesta terça-feira (3), um novo decreto que regulamenta o trânsito de veículos pelos caminhos alternativos enquanto perdurar o bloqueio da BR-293, próximo ao limite com Hulha Negra.
O decreto nº 4.640, regulamenta, temporariamente, o fluxo de veículos na estrada do Passo do Neto e na estrada do Seival, no perímetro do território do município. O transporte de carga pesada, inclusive bitrem e rodotrem é permitido no Passo do Neto e o transporte leve, inclusive ambulâncias e de passageiros por ônibus e afins, deve acontecer prioritariamente pela estrada do Seival-Trigolândia. O decreto abre uma exceção para esta rota para cargas de matéria-prima ao funcionamento das usinas térmicas, mediante apresentação de documentação.
FISCALIZAÇÃO – Na tarde desta terça, uma reunião debateu a regulamentação da medida excepcional. Estavam presentes a procuradora geral do município, Nathiane Vaz, o prefeito Folador, empresários locais e o capitão Patrique Rolim, da Brigada Militar.
Neste primeiro momento, a procuradora Nathiane Vaz destacou a importância do decreto para garantir a continuidade das atividades das usinas e dos serviços essenciais, evitando um colapso ainda maior do que o transtorno ocasionado pelo bloqueio total da BR já tem causado. O prefeito também ressaltou que está em constante diálogo com o DNIT, com os empresários locais, ouvindo as necessidades de cada setor e em contato com a Brigada Militar, que, em conjunto, sugeriu as definições das rotas previstas no decreto. Ainda, frisou que nada impede que, no decorrer dos próximos dias, novas regras possam ser definidas e regulamentadas.
O capitão Rolim destacou que a regulamentação do trânsito facilita o trabalho da fiscalização da BM.