ORGANIZAÇÃO

Definida direção e representantes do Conselho Municipal do Turismo de Hulha Negra

Reunião aconteceu no pólo da UAB, em Hulha Negra Foto: Divulgação TP

Uma reunião no dia 17 de maio teve por finalidade, empossar os integrantes do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) de Hulha Negra, que já tem sua diretoria definida. O encontro, realizado no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), também teve por finalidade, expor que o município de Hulha Negra já faz parte do Mapa do Turismo do Rio Grande do Sul.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, a presidente do Comtur, Carmem Elisete Caceres Leite comemora esse novo leque para destacar as potencialidades do município. “Inserimos Hulha Negra no Mapa em fevereiro, quando abriu essa possibilidade via Ministério do Turismo. Havia algumas exigências que logo foram cumpridas em Hulha Negra como formação de diretoria, Lei Municipal e Programa Municipal, assim como a formação do Conselho”, relatou.

Carmem, porém, ressalta que há todo um trabalho estrutural futuro a ser feito e que atualmente, está voltado para busca de possibilidades. “Estamos no início deste processo. Hulha Negra tem muitas potencialidades, com vocação para o turismo rural, porém com segmentos de públicos também para o turismo técnico, de experiência, de observação, esporte e aventura. Não há previsão de roteiros, pois muitas ações precisam ser realizadas. Está sendo feito um inventário de possíveis pontos turísticos, de locais que pessoas já costumam visitar. Está se iniciando também um trabalho para reestruturação das propriedades rurais e de agroindústrias – é preciso dar segurança quanto a prevenção de acidentes e atender também as questões ambientais-, alguns produtores já mostraram interesse em recepção turística. Portanto, o trabalho é feito com muito cuidado e planejamento “, explicou Carmem.

O TP conversou também com o vice-prefeito e vice-presidente da Comtur, Igor Canto, que citou ao jornal alguns pontos citados durante a reunião e potencialidades do município. “Temos ideias relacionadas as agroindústrias, mostrando o processo, produtos, vendas, localização; a Lagoa da Música que tem uma vasta história. Curso de Turismo também é importante, assim como um de jardinagem diretamente para o embelezamento de agroindústrias e, posteriormente, a sede do município. Também já se viu a necessidade de uma sinalização adequada para que turistas possam chegar aos pontos com facilidade. Em fim, estamos com muitas ideias, incluindo eventos para dar um destaque para a cidade, para que possa se tornar atrativa, mas há um processo a ser seguido”, disse Igor.

Na reunião do dia 17 estiveram presentes a Emater de Hulha Negra, a presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Clori Peruzzo, Eliane Pacheco responsável pelo projeto Lãs RS, agroindústrias do município, representantes do comércio, Executivo e Legislativo Municipal.

DIREÇÃO DO COMTUR

• Presidente – Carmem Elisete Caceres Leite – representando a Emater
Vice-presidente – Marco Igor Ballejo Canto – representando a Secretaria de Administração
• 1ª secretária – Rubia Debus Stafford Brendler– representante da Associação das Agroindústrias
• 2ª secretária – Janice Silva da Silveira – representante do Gabinete do Prefeito

CONSELHEIROS DO COMTUR

• Carmem Elisete Caceres Leite – Emater – titular
• Jocasta Vandes Pedroso – Emater – suplente
• Marco Igor Ballejo Canto – Secretaria de Administração e Meio Ambiente – titular
• Antonio Hector Bastide Ramos – Secretaria de Administração e Meio Ambiente – suplente
• Fabiana Lucena Pinheiro Camargo – Secretaria de Educação e Cultura – titular
• Patrique Padilha Fernandes –Secretaria de Educação e Cultura – suplente
• Janice Silva da Silveira – Gabinete do Prefeito – titular
• Elias Scoto Ritta – Gabinete do Prefeito – suplente
• Rubia Debus Stafford Brendler – Associação das Agroindústrias (AGROHUNE) – titular
• Eliziane Maria Outeiro Camara – Associação das Agroindústrias (AGROHUNE) – suplente
• João Pedro Quadros Silveira – ACIHUNE (Associação do Comércio) –titular
• Amilcar Azevedo Loguercio – ACIHUNE (Associação do Comércio) – suplente

CONSELHO DELIBERATIVO DO FUNDO DO TURISMO

• Antonio Hector Bastide Ramos – representante do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo)
• Patrique Padilha Fernandes– representante da SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura)
• Gelson Luis Bastos Oyarzabal – representante da SMF (Secretaria Municipal de Finanças)

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook