ELEIÇÕES

Definidos os locais de votação para o Conselho Tutelar na região

No dia 1º outubro será realizada a eleição dos conselheiros tutelares. O voto é pela urna eletrônica e podem votar eleitores maiores de 16 anos, com domicílio eleitoral no Município (inscrito no Tribunal Regional Eleitoral) e que estiver em dia com a Justiça Eleitoral. Os novos membros tomarão posse em de janeiro 2024, para gestão que vai até de janeiro 2028.

Cabe lembrar, que o Conselho Tutelar é o órgão responsável por desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros agem sempre que esses direitos são ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais ou responsáveis ou em razão de sua própria conduta. O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, permanente e não jurisdicional, que integra a Administração Municipal.

Confira abaixo, os locais de votação em cada município de abrangência impressa do TP.

 

 

HULHA NEGRA

 

No município, oito candidatas irão disputar o processo. O processo eleitoral é organizado pela Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e conta com o apoio da Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Secretaria de Assistência Social. “Não é uma votação obrigatória, mas é aberta a todo munícipe, desde que esteja em dia com as obrigações eleitorais. É importante que toda a comunidade participe do processo de escolha dos novos representantes, que possuem a missão de garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados”, salienta a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, também reforça a importância da participação da comunidade neste processo eleitoral. “O voto na eleição do Conselho Tutelar é facultativo. No entanto, é um ato significativo considerando que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, todo cidadão é responsável pela mobilização popular em torno da causa da infância e da juventude. É importante que os eleitores conheçam as candidatas e compreendam o papel do conselheiro tutelar para que possam fazer a melhor escolha”, destaca o prefeito.

Os eleitores que votam nas urnas da Câmara de Vereadores e Vereadoras, Escola Dalva Conceição Medeiros, Assentamento Abrindo Fronteira e Escola Monteiro Lobato, deverão votar na urna que será instalada na Escola Monteiro Lobato. Os eleitores que votam nas urnas da Colônia Nova Esperança, Salvador Jardim e Trigolândia, devem votar na urna que será instalada na Escola Manoel Lucas de Oliveira. Já os eleitores que votam na Escola 15 de Junho e Nova União, a urna para votação será instalada na Escola 15 de Junho.

Oito candidatas disputam as cinco vagas titulares, sendo Deise Botelho, Denise Hosel, Jessica Nunes, Kica Ramos, Leticia Porto, Raquel Furich, Raquel Garcia e Vivian Feijó (Vivi).

 

PINHEIRO MACHADO

 

Na Terra da Ovelha, o presidente do Comdica, Olício Silveira Lopes, faz uma convocação a comunidade para comparecer no dia da eleição. “Gostaria de convocar toda a comunidade para esse ato tão importante. Precisamos nos mobilizar e votar nos candidatos que queriam o melhor para a nossa comunidade. Estou muito ansioso mais satisfeito com o andamento desse processo”, afirmou.

Os locais de votação serão os seguintes: quem vota na Escola Dois de Maio  e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, votará na Escola Dois de Maio; quem vota no Departamento de Assistência Social – DAS, no Colégio Hipólito Ribeiro e no Sindicato Rural, votará no DAS; que vota na Prefeitura, Teatro Municipal Ludovico Pórzio, Clube Comercial, Clube Social Luz e Ordem, Antiga Rodoviária, Inspetoria Veterinária  e Centro Administrativo (Prefeitura), votará na Prefeitura; quem vota na Escola Ana Tereza da Rosa, Aberta do Cerro, Cerro Partido, Chapeado, Jaíba  e Restinga, votará na Escola Ana Tereza da Rosa; quem vota em São João Batista e Passo dos Pires, votará em São João Batista. Não há alteração de local de votação para eleitores do Passo do Machado, Escola Sen. José Ermírio de Moraes, Escola Avelino de Assis Brasil e Escola Manoel Lucas Prisco.

São candidatos (as) ao Conselho Tutelar: Ana Lúcia Lucas Gomes, Ana Mara Santos, Biatriz da Silva Garcia, Clarissa Vais Göebel, Daniele Silveira, Elizabeti Silveira Veiga Gomes, Fabíola Proença, Marcelo Matias, Queli da Silva, Ronhete da Silva Feira e Samandra Madruga.

 

CANDIOTA

 

Em Candiota, a presidente do Comdica, Kátia Duarte, ressaltou a importância do voto da população para as crianças e os adolescentes, principalmente pela defesa de seus direitos e deveres. O município conta com um total de 22 candidatos, após três desistências, incluindo homens e mulheres.

Neste ano, haverá uma urna no assentamento 8 de Agosto, que irá contemplar os eleitores do assentamento 20 de Agosto, e uma outra urna na Escola Municipal Santa Izabel, que irá contemplar eleitores da Santa Lúcia. Já na zona urbana, haverá uma em cada localidade e duas na sede do município, sendo distribuídas entre as escolas.  “Acredito que irá aumentar o número de eleitores nesse ano, já que conseguimos adicionar mais três urnas, totalizando em oito”.

São candidatos (as) ao Conselho Tutelar: Aline Flores, Cristiane Oliveira, Daiane Ferreira, Deize Oliveira, Dhonnatan Barão, Fernanda de Morais Monteiro, Gabriela S. F. Pereira, Jaqueline Vieira, João Frontino S. Filho, Julia Graziela Dutra, Leni Martinez Lucena, Lidiane Raupp, Lindomar Castaman, Mahatemam Rodrigues, Maria Valquíria Azevedo, Marta Cabreira, Martina Correa, Priscila Tavares de Carvalho, Solange de Oliveira, Tainá Moreira, Vera Beatriz Rodrigues, Viviane Meireles.

 

PEDRAS ALTAS

 

Na cidade do castelo, haverá cinco urnas distribuídas nas cinco escolas do município, sendo uma na zona urbana e quatro na zona rural, segundo informações repassadas pela presidente do Comdica, Graça Nobre. Ao falar sobre o número de eleitores esperado neste ano, Graça falou que a expectativa é que ultrapasse as eleições de 2019, quando 677 pessoas votaram.

São candidatos (as) ao Conselho Tutelar: Aline Mendes Caraballo , Bruno Pedroso , Daiane Oliveira Gonçalves, Elis Teresinha Chagas de Souza, Flávia Maria Deoscar Souza, Gabriele Pereira Dias, Jaqueline Vaz Alvarez, Marjana Monteiro, Pamela Oliveira, Silmara Abreu e Thais Souza Gonçalves.

 

 

Comentários do Facebook