SEGURANÇA PÚBLICA

Delegado sugere criação de uma guarda municipal em Candiota

Cristiano Ritta responde pela delegacia de Candiota Foto: J. André TP

O Seminário de Segurança Pública realizado em Candiota nesta semana, contou com a presença de representantes da guarda municipal de Bagé e que passou a atuar recentemente naquele município. A guarda estava acompanhada do secretário de Segurança e Mobilidade urbana de Bagé, Rodrigo Fialho, que falou sobre a importância da atuação da guarda municipal.

Em seu pronunciamento na tribuna, o delegado Cristiano Ritta, que responde pela Delegacia de Polícia de Candiota, fez uma sugestão aos gestores candiotenses, a da criação de uma guarda municipal na cidade. “Candiota pode pensar, a exemplo de Bagé, em ter uma guarda municipal ao invés de ficar esperando pelo Estado. Deixo um questionamento: Será que a gente não quer uma polícia para chamar de nossa?”, questionou.

Guarda municipal de Bagé foi citada como exemplo Foto: Divulgação TP

Ritta disse que a Polícia Civil está para ser cobrada e garantir a segurança de todos e que problemas de efetivos reduziriam muito com a instalação de uma guarda municipal, uma polícia municipal. “Um policial civil é enviado para um município, mas não mora nele e assim que possível pede transferência e os problemas retornam. Um policial local vai ter zelo pela comunidade, ele vai ter familiares, pai, mãe, tios, primos, vai permanecer naquela cidade”, sustentou.

Em resposta, o presidente da Câmara de Vereadores e Vereadoras de Candiota, Marcelo Gregório, disse que o Legislativo iria se engajar nesta ideia. O prefeito da cidade, Luiz Carlos Folador, também mostrou interesse, lembrando que o coordenador Flávio Sanches já havia feito a proposta e que iriam estudar esta alternativa no município.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook