ELEIÇÕES 2018

Depois de Unipampa e Fase C, Lula volta a região com Caravana

Em setembro de 2006, Lula lançou a pedra fundamental da Fase C da Usina de Candiota

Em setembro de 2006, Lula lançou a pedra fundamental da Fase C da Usina de Candiota Foto: Domingos Tadeu/Especial TP

Diferente das outras duas vezes que esteve na região – uma em julho de 2005 e outra em setembro de 2006, ainda como presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva estará em Bagé na manhã desta segunda-feira (19), retomando sua Caravana pelo Brasil.

Condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a 12 anos e dois meses de prisão no caso do tríplex do Guarujá, Lula revisita o Brasil como pré-candidato a presidência pelo PT e líder nas pesquisas de opinião para as eleições 2018. Lula sustenta sua inocência e se diz vítima de uma perseguição judicial.

Em julho de 2005, o então presidente Lula oficializou diante de mais de 30 mil pessoas na praça Silveira Martins, em Bagé, a criação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Após 12 anos, o presidente sem ensino superior, retorna para um ato no campus da universidade criada por ele.

Já em setembro de 2006, Lula esteve em Candiota, quando lançou a pedra fundamental da Fase C da Usina de Candiota – projeto que havia sido abandonado no início dos anos 1980, durante a ditadura militar.

Segundo os organizadores do evento em Bagé, o ato com Lula está marcado para às 10h, em frente ao prédio central da Unipampa. Pessoas de toda a região são esperadas. A ex-presidente Dilma Rousseff confirmou presença, além de deputados estaduais e federais.

A Câmara de Vereadores bageense aprovou uma moção de repúdio a vinda de Lula e há chamadas de mobilizações contrárias ao ex-presidente na avenida Santa Tecla. Um esquema policial está sendo montado para evitar confusões.

Após Bagé, Lula percorre diversas outras cidades gaúchas, sendo que na tarde de segunda, ele estará em Livramento, quando se encontra com o ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica.

ROTEIRO PELO RS – A Caravana segue na terça-feira (20) por Santa Maria e na quarta em São Borja, quando visita os museus de Jango e Getúlio e ao túmulo de Getúlio Vargas. Na quinta-feira (22) estará em São Miguel das Missões e depois Cruz Alta e Palmeira das Missões. Na sexta estará em Ronda Alta, Passo Fundo e encerra em São Leopoldo.

Depois, Lula segue em Caravana por Santa Catarina e Paraná.

SITUAÇÃO JURÍDICA – Lula vive uma situação jurídica delicada. Ele recorre a instâncias superiores – já derrotado no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), para evitar sua prisão após julgados os embargos declaratórios no TRF4.  Sua esperança reside numa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Também, como condenado em segunda instância, em tese estaria incluído na lei da Ficha Limpa, que o tiraria da disputa presidencial.

Em julho de 2005, Lula oficializava na praça Silveira Martins, em Bagé, a criação da Unipampa

Em julho de 2005, Lula oficializava na praça Silveira Martins, em Bagé, a criação da Unipampa Foto: Ricardo Stuckert/Especial TP

Comentários do Facebook