TRADIÇÃO

Desfiles encerraram as comemorações da Semana Farroupilha na região

Cavaleiros fizeram bonito nos desfiles das cidades da região

Cavaleiros fizeram bonito nos desfiles das cidades da região Foto: J. André TP

O feriado de 20 de setembro, data em que o povo gaúcho comemora um dos maiores episódios históricos do estado do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, foi comemorado com o Desfile Farroupilha.

A data encerrou as festividades alusivas a Semana Farroupilha 2017 nos municípios e levou centenas de pessoas as ruas para prestigiar o desfile dos cavaleiros em seus piquetes ou CTGs.

O Tribuna do Pampa traz alguns flashes do Desfile Farroupilha na região de cobertura impressa do jornal.

CANDIOTA – A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude realizou um grande encontro na Praça Dario Lassance, reunindo aproximadamente duas mil pessoas. A programação iniciou ao meio dia com a comercialização de churrasco. A praça também recebeu famílias que fizeram seu próprio churrasco e a feira agroecológica.

As 14h30, ocorreu o show com Marcelo Oliveira e logo após iniciou o desfile. Ao todo, 400 cavaleiros desfilaram, junto a seus piquetes filiados. A abertura foi feita pela Associação dos Cavalarianos de Candiota (ACC) acompanhada do prefeito Adriano dos Santos e sua família.
As invernadas artísticas dos CTG’s Candeeiro do Pago, Luiz Chirivino, Batalha do Seival, Combate do Seival e também o grupo Gurias Pampeanas, abrilhantaram o evento com suas apresentações.

Durante o dia, também aconteceu homenagens para a ACC e entre o público, foi feito um minuto de silêncio para o tradicionalista Alfeu Duarte, que faleceu recentemente e a Deivid Brião, que faleceu no dia 20 de setembro do ano passado.

O prefeito Adriano dos Santos parabenizou a todos que se envolveram para que toda semana farroupilha acontecesse. “Este é um trabalho de um ano todo, onde as invernadas, as patronagens e a Secretaria de Cultura, se envolvem para que possamos realizar uma semana inteira de festejos farroupilha, cultuando e mantendo viva a nossa tradição”, falou.

A noite encerrou com o show do Grupo Pegada, que fez o público dançar na avenida 24 de março.

PEDRAS ALTAS – A Cidade do Castelo contou com a participação no Desfile Farroupilha do CTG Sentinela de Pedras Altas, responsável pela organização do evento no município, PTG Troupillha Crioula, PTG Santa Maria, PTG Gaudérios, PTG Rincão dos Xucros e Núcleo de Cavalos Crioulos de Pedras Altas.

Segundo a patronagem do Sentinela, participaram do desfile aproximadamente 100 cavaleiros, que percorreram as vias da cidade até chegar a praça central, Dona Joaquina de Assis Brasil, local onde estavam as prendas do CTG Sentinela de Pedras Altas, Rozana Palma (mirim) e Kely Meireles (adulta), acompanhadas do prefeito Bebeto Perdomo e demais autoridades municipais e representantes de entidades.

HULHA NEGRA – No município o desfile reuniu centenas de pessoas na avenida Getúlio Vargas. Os cavaleiros percorreram diversas ruas do município e encerraram o desfile no pátio do ginásio municipal com um ato farroupilha coordenado pela secretária de Cultura, Adriana Delabary.

Na oportunidade, com todas as entidades reunidas, foram convidados a subir ao palanque o prefeito Renato Machado, o vice-prefeito Igor Canto, o presidente do Legislativo, Marcus Leitzke, os vereadores presentes Getúlio Porto e Ronaldo Pereira, as prendas municipais Melissa Molina (Mirim), Brenda Cavalheiro (Juvenil) e Cátia Cilene (Adulta) e os patrões das entidades participantes, Virgílio Outeiro (CTG Herdeiros de Sepé), Gregório Camargo (PTG Lagoa da Música), Maria Silveira (CTG Vento Xucro), André Moura Silva (PTG Chácara dos Quero-Quero) e Jacir Silva (CTG Nativos do Rio Negro).

As comemorações foram encerradas após o pronunciamento do prefeito Renato Machado, que lembrou do 1º tradicionalista de Hulha Negra a fundar um PTG, Getúlio Hoesel, bem como a importância de cultuar a tradição. “É importante lembrarmos dos nossos valores, tradições. Um dia até pensei que o movimento iria acabar no município, mas vendo tantos tradicionalistas que cultuam até hoje a tradição, assim como jovens e crianças, fico feliz por ter me enganado. Parabéns as nossas entidades que passam seus conhecimentos de geração em geração. Tenho orgulho de ser tradicionalista de Hulha Negra”, explanou o prefeito.

PINHEIRO MACHADO – Cerca de 500 cavaleiros, de 16 piquetes, participaram do desfile. As comemorações ocorreram durante a manhã, na Praça Central. Cinco agremiações realizaram desfiles temáticos.

O PTG do Xirú foi o vencedor do Troféu Lanceiros Negros, oferecido pela Prefeitura e eleito por meio de voto popular. As mulheres foram o tema central. Cabo Toco, que ingressou na Brigada Militar em 1923 e foi a primeira mulher a integrar as fileiras da corporação, recebeu destaque especial. O instinto materno e o culto à religião também foram abordados.

Na premiação oferecida pelo CCTG Lila Alves, o PTG Redomão ficou com o 1º lugar. O grupo mostrou a história das marcações e boladas em potros, além das diferentes formas de tiro de laço, levando novilhos à Praça Central. O PTG À Moda Antiga ficou com o segundo lugar e o PTG do Pago, a terceira colocação. Na premiação oferecida pela Câmara de Vereadores, o PTG À Moda Antiga foi o grande vencedor

Também desfilaram os piquetes Tradição, Curral de Pedras, Alma Crioula, Guardiões da Olaria, Alma de Potro, Tropeiros de Cacimbinhas, Palanque da Tradição, Piquete dos Farias, Herança do Passado, Lila Alves e o Piquete Pampa e Fronteira.

O CCTG Lila Alves foi responsável pela organização do evento. Já a Prefeitura forneceu a infraestrutura da festa.

PIRATINI – A manhã do dia 20 reuniu um bom público na Primeira Capital Farroupilha, principalmente ao redor da Praça Inácia Machado da Silveira, popular Palanque. O desfile contou com 9 entidades e reuniu em torno de 1.500 cavaleiros.

A abertura aconteceu com o Comando da Brigada Militar do Estado, bem com a do policial piratiniense Daniel Pedra, seguido pelo patrão do CTG 20 de Setembro, Beto Cardoso e demais entidades.

HEXA CAMPEÃO – No Galpão de Rondas do CTG 20 de Setembro, foi anunciado o campeão do desfile. Destaque para o PTG Resto de 35, que pelo sexto ano consecutivo conquista o título. O patrão Glaiton Ávila, enalteceu a força do piquete conhecido como “Bando de Louco”. Conduzido pelo patrão de Honra Wagner Guastuce, popular Patorra, o PTG iniciou sua apresentação com uma temática diferente. No alto de uma torre ao lado do “palanque”, o clarim assoviou e logo deu espaço a apresentação de cavaleiros e alegorias. A entidade contou com cerca de 120 cavaleiros.

Destaque para o PTG Herdeiros da Tradição que chamou a atenção da comunidade apresentando a herança indígena, alemã, italiana, açoriana e africana. Participaram do desfile os PTGs 20 de Setembro, Resto de 35, Rastros de Farrapos, Tento a tento, Querência Xucra, Sentinela do Cancelão, Rodeio do Paraíso, Herdeiros da Tradição, Sem Fronteiras.

Comentários do Facebook