RURAL

Dez produtores serão beneficiados com açudes em Pedras Altas

Previsão de início de construção dos açudes é janeiro de 2021 Foto: Divulgação TP

Uma reunião virtual ocorrida recentemente entre Emater, Prefeitura de Pedras Altas e Secretaria Estadual de Agricul­tura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) teve por objetivo definir o roteiro de envio de máquinas para a construção de açudes no interior de Pedras Altas.

Os reservatórios são pro­venientes do Programa de Apoio a Infraestrutura Rural (PAIR) e que teriam que ter sido executados em 2017 e não foram em razão do Estado ter recendido contrato com a empresa vencedora da licitação por descumprimento de acordo na época.

De acordo com o exten­sionista rural da Emater/Ascar de Pedras Altas, Sérgio Madruga Furtado, dez produtores das lo­calidades do Bom Viver, Arroio Mau e Cerro da Guarda serão beneficiados com a construção dos açudes. “Foi feito um novo edital para contratar a empresa que executará o serviço e Pedras foi novamente beneficiada por ter sido enquadrada em um de­creto de Situação de Emergência em razão da estiagem em 2019. A construção está prevista para iniciar em janeiro de 2021”, ex­plicou.

Os contemplados foram escolhidos durante uma reunião do Conselho Municipal de De­senvolvimento Rural (Comder), em 2017, e foram mantidos em razão de se tratar de uma demanda antiga. O objetivo é a preservação da água para que se possa usar para irrigação e psicultura, prin­cipalmente.

Comentários do Facebook