Na região de cobertura impressa do TP, nos municípios de Candiota, Hulha Negra, Bagé, Pedras Altas e Pinheiro Machado, 17 chapas foram definidas para a majoritária. Ao todo, também são contabilizadas 464 candidaturas à vereança.
Em Candiota há três candidaturas a prefeito para as Eleições 2020. O atual prefeito, Adriano dos Santos (PT – 13), concorre à reeleição ao lado do atual vice-prefeito Gil Deison Pereira (PTB), repetindo a dobradinha de quatro anos atrás. O ex-prefeito Luiz Carlos Folador (MDB – 15), concorre ao Executivo ao lado do tucano Paulinho Brum Correa, que nas últimas eleições havia sido candidato, também a vice, porém pelo PSC, na chapa do ex-prefeito pinheirense, Carlos Betiollo. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL – 50), fundado em 1º de maio de 2019, disputa sua primeira eleição na cidade. O jovem José Giordâni da Silva Dornelles, o Pimenta, como candidato a prefeito e para vice-prefeito, o empresário Willian Vargas. No município, há 75 candidaturas à vereança.
Dois candidatos concorrem ao Executivo de Hulha Negra, o atual prefeito, Renato Machado (Progressistas – 11), ao lado do atual vice-prefeito, Igor Canto (PDT), e o petista Fernando Campani (13), ex-prefeito, ao lado de André Bexiga (PTB). Além das majoritárias, com os nomes definidos até o momento nas convenções, 47 candidatos disputam uma cadeira no Legislativo.
Na Terra Ovelha, ao todo, serão 64 candidatos à vereança. Já no Executivo, três nomes estarão disponíveis no próximo domingo (15), o do ex-prefeito pinheirense, Carlos Ernesto Betiollo (PSDB), que tem como candidato a vice, Danúbio Peres (PDT). O Partido dos Trabalhadores (PT) resolveu lançar chapa pura com o nome de Gilson Rodrigues como candidato a prefeito e o de Amílcar Gomes como vice. Já o professor Rogério Moura (PSB – 40), encabeça a chapa ao lado do empresário Paulinho Alves (Progressistas).
Em Pedras Altas, o atual prefeito, Luiz Alberto Soares Perdomo, o Bebeto, do Partido Progressista (11), concorre à reeleição ao lado de José Volnei Oliveira, do Partido dos Trabalhadores (PT). O cargo no Executivo será disputado também pelo funcionário público Rogério Charão, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB – 14), ao lado de Joacir Pereira da Silva, o Manaco (PSDB), como candidato a vice-prefeito. Na cidade, 25 nomes estão na disputa pelas vagas do Legislativo.
Em Bagé sete candidatos disputam à Prefeitura neste pleito. Pelo Solidariedade, o empresário Uílson Morais (77) disputa o Executivo com vice, Jane Morales. O Partido Social Liberal (PSL), do atual vice-prefeito Manoel Machado (17) disputa ao lado de José Antônio Marques da Silva (Coronel Marques), como candidato a vice-prefeito. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) está com chapa pura tendo como candidato a prefeito Fernando Vargas Vieira (50) e Pietra Simon como vice-prefeita. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) terá como candidata Elenara Ianzer (12) e como vice Aroldo Barcellos. Pelo Podemos (19), Gilberto Alagia (Beto) concorre a prefeito ao lado de Gisele Cassol. O ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT – 13) concorre ao Executivo com o candidato a vice-prefeito Ricardo Cougo (PSB). O atual prefeito Divaldo Lara (PTB – 14) concorre à reeleição ao lado do também petebista Mário Menna Kalil. Na maior cidade da região, há 253 nomes disputando a Câmara de Vereadores.