IMUNIZAÇÃO

Dia D da campanha de multivacinação está programado para este sábado 21 na região

Campanha acontece até o dia 28 de outubro com a oferta de várias vacinas possíveis de completar o quadro imunizacional

Em Candiota, ações aconteceram inicialmente no interior Foto: Divulgação TP

Foi lançada no dia 14, a Campanha de Multivacinação 2023.  O objetivo da campanha é colocar em dia as doses do calendário básico do Programa Nacional de Vacinação que estejam em atraso em crianças e adolescentes menores de 15 anos. A aplicação das vacinas será feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado até o dia 28, mas para este sábado (21), está programado o Dia D da Multivacinação, quando é intensificada a mobilização da sociedade em torno da campanha, com as unidades de saúde abertas e profissionais de saúde em ação.

Conforme o Estado, a o orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), por meio da Seção de Imunizações da Divisão de Vigilância Epidemiológica, é que os pais ou responsáveis levem a caderneta da criança ou adolescente para que, no momento da vacinação, um profissional da UBS avalie quais vacinas deverão ser aplicadas.

 

VACINAS

 

Serão ofertadas as seguintes vacinas do Calendário Nacional de Vacinação: BCG (tuberculose), Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, bactéria Haemophilus influenza tipo b e a Hepatite B), Pólio oral (poliomielite), Pólio inativada (poliomielite), Rotavírus, Pneumo 10 valente (doença pneumocócica causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae), Meningo C (meningite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), Varicela, dT (difteria e tétano), dTpa (difteria, tétano e coqueluche), Meningo ACWY (meningite), HPV (papilomavírus humano) e Covid-19 (coronavírus).

 

PEDRAS ALTAS

 

O Tribuna do Pampa contatou com os gestores de Saúde da região para verificar como está ocorrendo a campanha e mobilização para o Dia D. Em Pedras Altas, segundo o secretário Celso Caetano, a equipe de vacinação já percorreu as escolas e revisou as carteiras dos alunos. Também está ocorrendo a busca ativa de crianças e adolescentes que estão dentro da faixa etária da campanha. “No Dia D, todas as vacinas serão realizadas das 8h ás 17h, na Policlínica municipal. Na próxima semana, após Dia D, vai ser realizado o monitoramento das crianças que compareceram, para uma posterior busca efetiva de quem não levou a carteirinha na escola ou não participou do Dia D”, explicou.

 

PINHEIRO MACHADO

 

No município, o Dia D terá atividades nas Unidades Básicas de Saúde Zona Sul, Zona Norte e Zona Leste, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na oportunidade, haverá brinquedos para as crianças e a presença do Zé Gotinha.

De acordo com Carolina Faria, da coordenação da Atenção Básica, uma gincana também está sendo programada através de uma parceria com a Secretaria de Educação. “Durante a campanha de vacinação as equipes participantes da gincana terão tarefas relacionadas à saúde, mas a principal será a vacinação em dia. Os vencedores, uma da zona urbana e outra da zona rural, ganharão um passeio”, relatou a coordenadora.

A gincana vai acontecer no dia 27 de outubro, no ginásio municipal.

 

CANDIOTA

 

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunizações, Ariadne Meira, como a multivacinação iniciou no dia 14 a campanha foi aberta oficialmente na zona rural do município, no quilombo João Antônio e posto da 8 de Agosto. Na ocasião o projeto Ecopampa, ligado a CGT Eletrobrás, participou da atividade com aula de capoeira, atualização do cadastro do cadÚnico e com profissionais de saúde para verificar pressão arterial e HGT.

Já no sábado 21, Dia D, com exceção da UBS da João Emílio, todas as outras unidades estarão abertas das 9h às 17h para a vacinação.

O TP não conseguiu retorno de Hulha Negra até o fechamento desta edição.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook