SAÚDE

Dia D de vacinação contra a gripe garante alto índice de imunização em Candiota

Com exceção de Pinheiro Machado que ainda não realizou o intensivo, Hulha Negra e Pedras Altas também conseguiram alcançar maior público

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Visando incentivar a imunização e amenizar os traumas, a Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Saúde, adquiriu óculos 3D para distrair o público infantil na hora da vacina Foto: J. André TP

O último sábado (4) foi marcado pelo Dia D da campanha de vacinação contra a gripe em todo o país. Mobilizando todas as equipes de saúde, o objetivo era alcançar maio­res índices vacinais e, consequentemente, proteger a população diante dos riscos causados pelo vírus da Influenza.

De acordo com dados divulgados no Sistema de Infor­mações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), entre os municípios de cobertura do TP impresso, Candiota é o destaque em cobertura vacinal – chegando a mais de 80% de público alvo alcançado. Para o prefeito Adriano dos Santos, do município destaque, o resultado positivo de Candiota com a elevação dos índices vacinais nesse dia D de campanha é fruto da eficiência com que a equipe da saúde desenvolve o trabalho junto da comunidade. “Essa equipe foi incansável para alcançar os altos índices que obtivemos no dia D. Foi através da proposta da pró­pria equipe da saúde que o governo adquiriu os óculos 3D – que veio com essa ideia de incentivar e dar maior tranquilidade aos pais para esse momento que muitas vezes chega a ser traumático para as crianças”, disse.

Segundo o gestor, a interação direta do governo com as equipes dos Postos de Saúde e a comunidade também fez a diferença. “Trabalhamos de forma constante visando mostrar a importância da vacinação para a vida das pessoas e, por isso, já tínhamos uma boa expectativa de público imunizado em mais uma campanha, mas conseguiu ser superada e nos deixou muito felizes”, finalizou.

A moradora da Vila Residencial, em Candiota, Fernanda de Lima, que é mamãe do Ariel, de 3 aninhos (eles ilustram a capa desta edição), disse ao TP, que mantém todas as vacinas dele em dia. Segunda ela, a vacinação é muito importante. “No ano passado ele se vacinou contra a gripe e passou o inverno muito bem”, disse.

ÓCULOS 3D Nove entre 10 crianças que faziam a vacina contra a gripe choravam. Esta era mais ou menos a estatística em Candiota durante as campanhas de vacinação. Os números praticamente se inverteram no último sábado (4) e o “milagre” foi conseguido graças ao uso de óculos 3D adquiridos pela Pre­feitura, por intermédio da Secretaria de Saúde.

Na sexta-feira (3), o prefeito Adriano e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Gil Deison Pereira, já haviam anunciado a novidade pelas redes sociais, quando gravaram um vídeo e um storie sobre o equipamento que seria utilizado durante o dia D.

A ideia do uso dos óculos 3D foi compartilhada como uma experiência exitosa durante recente encontro estadual de saúde em Bento Gonçalves. Imediatamente foi absorvida pela equipe da Prefeitura de Candiota, que participou do evento. “Essa é mais uma medida de humanização do nosso atendimento de saúde”, salientou o prefeito.

Segundo a enfermeira e vacinadora Cláudia Pereira, que atuou durante todo o dia na Unidade de Saúde da Vila Re­sidencial, o sucesso foi total entre as crianças e os profissionais. “Facilitou muito o nosso trabalho, além da criança ficar tranquila, sem o estresse que o procedimento sempre gerava”, disse. Nos óculos vai acoplado um aparelho celular, que roda um filminho ou desenho animado. Durante a distração da criança, a vacina é feita sem trauma.

PELA REGIÃO Até o início da segunda fase da campanha, no último dia 22, as equipes de saúde de Candiota haviam imuni­zado apenas 237 pessoas e já alcançaram 2.314 até o que consta no sistema nesta segunda-feira (6). Hulha Negra passou de 238 para 1.114 pessoas vacinadas e Pedras Altas, de 155 para 356.

Diante do aumento relevante dos índices nesses municípios, a situação de Pinheiro Machado é a que mais preocupa. Ainda na última edição, de acordo com o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, os baixos índices – cerca de 23% do público alcançado – fez com que as equipes passassem a agir de forma estratégica e diferenciada das ações do âmbito nacional. “Estamos trabalhando de forma bastante efetiva na busca pelo público alvo diretamente nas escolas e indo até os pacientes acamados”, explicou. Por isso, segundo o gestor da pasta, o dia D foi adiado para o sábado (18), das 8h30 às 17h (sem intervalo ao meio-dia), na sede da Secretaria de Saúde e Ação Social.

CANDIOTA
População alvo: 2.852
Doses aplicadas: 2.314
Cobertura vacinal: 81,14%
*Atualizado em 6 de maio

HULHA NEGRA
População alvo: 1.882
Doses aplicadas: 1.114
Cobertura vacinal: 59,19%
*Atualizado em 4 de maio

PEDRAS ALTAS
População alvo: 696
Doses aplicadas: 356
Cobertura vacinal: 51,15%
*Atualizado em 5 de maio

PINHEIRO MACHADO
População alvo: 4.061
Doses aplicadas: 954
Cobertura vacinal: 23,49%
*Atualizado em 30 de abril

Comentários do Facebook