O sábado (17), foi de comemoração, alegrias e Dia do Bem Fazer, projeto que reúne o trabalho voluntário e contempla diversos meios. Neste ano em Candiota, a Escola Estadual Seival foi a escolhida da vez para receber revitalização e melhorias no espaço. A manhã contou com a apresentação do coral do grupo de idosos do município, capoeira, brinquedos infláveis, guloseimas e muito mais.
O Dia do Bem Fazer que é realizado pelo Instituto Intercement, contou com o apoio da Seival Sul Mineração (SSM), MecBrum, entre outras diversas empresas que colaboraram, além do trabalho de cerca de 190 voluntários. A escola recebeu melhorias na pracinha, campo de futebol, limpeza na área externa, além da criação de uma quadra de areia para vôlei, plantio de mudas, pintura do muro, doações de brinquedos e colocação de oito bancos novos, entre outras coisas.
Segundo a analista de Sistema de Gestão da Intercement, Patrícia Farias Costa, a escolha dos locais que serão contemplados é feita por meio de um Comitê de Desenvolvimento Comunitário, onde a equipe trabalha diretamente com as comunidades da cidade, exatamente para saber das demandas de trabalho de ação social que precisam ser feitas. “Aqui no Seival, a gente já tinha feito nessa escola em 2014, e o retorno da comunidade é muito gratificante, porque a gente vê nas crianças o que impactamos diretamente e indiretamente no entorno da Escola”, explicou, destacando que é um prazer fazer o bem.
Já o coordenador Administrativo e de Relações Institucionais da SSM, Rafael Leusin, disse que estavam vivenciando um dia especial. Em sua fala, ele relembrou que a SSM já ajuda a escola há muito tempo, e que a ação irá ajudar muito na educação do município. “Essa escola merecia uma nova identidade, tanto visual como para que as crianças tenham um incentivo maior para estudar”, mencionou, dizendo que é um prazer poder participar juntamente com outras empresas que também já são parceiras.
O diretor da Escola Seival, Cristiano Alves, disse que em um passe de mágica o educandário se transformou de uma maneira incrível, com diversas melhorias e com coisas novas, como a elaboração da nova quadra de vôlei. “Tivemos a rampa na frente, tivemos a cobertura maravilhosa para os dias de frio e de chuva. A rampa de acesso que facilita para quem tem alguma dificuldade motora, por exemplo”, comentou ele, dizendo que são melhorias impressionantes, realizadas por meio de um trabalho lindo e maravilhoso. “Temos que agradecer essas empresas que estão observando melhor o lado pedagógico, observando os índices que a nossa escola tem, observando o que pode ser feito para melhorar cada vez mais na questão do aprendizado”.
Em nome da comunidade, o presidente da Associação de Moradores do Seival (AMORS), Moisés Rodrigues, fez um agradecimento às empresas que fizeram parte do projeto, relembrando que já é a segunda vez que o espaço é contemplado pela ação. “Mas este ano tem um significado diferente, pois nossa escola passou por um momento difícil em 2023, até com risco de encerrar suas atividades, mas a união da comunidade conquistou a confiança da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) que passou a olhar nossa escola com carinho e posteriormente indicando o professor Cristiano para comandar a nova fase da Escola Seival”, falou ele, destacando que o Dia do Bem Fazer serviu para abrilhantar ainda mais.
Ao concluir, ele agradeceu o trabalho das pessoas envolvidas e aos representantes das empresas.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*