ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Diplomações dos eleitos já tem datas marcadas na região

O processo eleitoral, que se inicia um ano antes das eleições com a legislação a ser aplicada, se encerra com a diplomação dos eleitos. No caso das eleições de 2024, com a diplomação de prefeitos ou prefeitas, vices e vereadores ou vereadoras eleitos no dia 6 de outubro.

O colunista do TP, Guilherme Barcelos, na página 5, explica o que é diplomação. “Trata-se, pois, do ato formal pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo voto popular, estando apto a tomar posse no exercício do cargo eletivo para o qual foi escolhido pelo sufrágio dos seus semelhantes. O diploma será assinado e entregue pelo presidente da Junta Eleitoral, considerando que as eleições deste ano foram municipais”.

Na região de cobertura impressa do Tribuna do Pampa, as datas de mais essa etapa eleitoral já estão marcadas pelos cartórios. De acordo com o chefe do cartório da zona 142, Bruno Diehl, que compreende Bagé, Candiota e Hulha Negra, a diplomação acontece no dia 17 de dezembro, a partir das 16h, no salão do tribunal do júri, no Fórum. O evento é aberto ao público.

Os municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas estão compreendidos na 35ª zona eleitoral. Segundo o chefe do cartório, Alexander Mendonça, em Pinheiro Machado a diplomação dos eleitos será no dia 9 de dezembro, às 14h, na Câmara de Vereadores e Vereadoras, e em Pedras Altas, no dia 10 de dezembro, às 14h, no Legislativo da cidade.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook