CORONAVÍRUS

Distribuição de medicamentos do “Imuniza + Candiota” começa nesta terça-feira

Profissionais apresentaram um suplemento vitamínico que será distribuído para a população Foto: Divulgação TP

A partir desta terça-feira (3), estará à disposição dos candiotenses os medicamentos do projeto “Imuniza + Candiota”. Conforme informado, a ação vai atender primeiramente os grupos de risco – idosos, obesos, hipertensos e diabéticos, que têm mais probabilidade de serem contaminadas pelo novo coronavírus e sofrerem complicações.

A iniciativa foi lançada na sexta-feira (23), no prédio do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Covid-19, organizada pela Secretaria de Saúde com o apoio da Prefeitura de Candiota. O evento contou com a presença da Vigilância Sanitária do município e seguiu todas as normas de distanciamento e proteção.

A iniciativa visa a prevenção da Covid-19 em Candiota e trata a nutrição, parte física e psicológica das pessoas, tendo acompanhamento de profissionais da Educação Física e da nutricionista do município, Elisa Azeredo. Segundo o titular da Secretaria de Saúde, Juliano Lazzare Corrêa, o projeto surgiu de uma iniciativa do prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, que chamou a equipe da Secretaria de Saúde, o COE, a médica Lidiane Klauck e a farmacêutica Catarine Oliveira para a formulação de um suplemento vitamínico. “Fomos chamados para formularmos um suplemento vitamínico, que pudesse fazer a defesa e aumentar o fortalecimento da imunidade da nossa população. O sistema imunológico é a nossa defesa contra os agentes infecciosos e patológicos, tanto como bactérias e principalmente contra o vírus da Covid-19”, informou.

A enfermeira Ariadne Costa destacou a importância do programa. “É muito gratificante por duas razões: primeiro, porque ele ataca antes de adoecer e eu não tenho conhecimento de algum munícipio trabalhar desta forma; e segundo, porque foi um projeto trabalhado por várias mãos, começando pelo gestor, técnicos e pela Secretária de Saúde que deu toda a prioridade para que seja realizado tão rapidamente, tenho certeza de que será um projeto premiado”, assinalou.

Na ocasião, o prefeito Adriano dos Santos falou do novo desafio que foi implantado. “Agora nós temos um novo desafio, porque o tratamento precoce é amplamente debatido, defendido, mas não é institucionalizado. Ninguém quer assumir o risco de que se possa fazer um tratamento precoce da doença no país”, disse. O gestor também frisou a referência que a cidade tem em relação à Saúde. “Somos referência em Saúde, em programas de Saúde para a comunidade e em ações. Absorvermos totalmente o passivo da demanda do Estado de média e alta complexidade, quando as pessoas começaram a não receber atendimento, Candiota acolheu”.

VACINAS – Durante o lançamento do “Imuniza + Candiota”, o prefeito ressaltou que o município já possui uma verba para ser destinada na compra de 10 mil vacinas contra a Covid-19 assim que for liberada. Além disso, informou que oito profissionais da Saúde estão se qualificando para estarem aptos na aplicação da imunização. “Candiota já reservou recurso para comprar 10 mil vacinas, mesmo neste período de pandemia, para de uma forma ou de outra, a cidade entrar como pioneira no debate, e no momento em que a vacina estiver disponível no mercado, teremos recursos para imunizar a nossa população”, disse Adriano.

Comentários do Facebook