PARA SALVAR VIDAS

Dnit anuncia para setembro licitação para instalação de redutor de velocidade no trevo de Candiota

Local é marcado pelo acontecimento de acidentes graves e com vítimas fatais Foto: Arquivo TP

No início desta semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou ao Tribuna do Pampa que há previsão de lançamento para o próximo mês de setembro, a licitação para a instalação do redutor de velocidade no trevo de acesso à Candiota, na BR-293.

“A autarquia esclarece que técnicos do Dnit estão trabalhando na elaboração do edital que irá contratar a instalação de novos equipamentos eletrônicos nas rodovias sob administração do Departamento. A licitação tem previsão de ser lançada em setembro. Portanto, a instalação do redutor de velocidade no trevo de acesso à Candiota, na BR-293/RS será contemplada neste edital”, diz a nota.

Cabe lembrar que o anúncio do redutor havia sido feito pelo engenheiro do Dnit, Henrique Coelho, em abril deste ano, durante uma reunião capitaneada pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) para ainda o segundo semestre de 2023. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Candiota e debateu as mudanças necessárias nos trevos da BR-293, locais de grande preocupação em virtude dos inúmeros acidentes registrados, a maioria com vítimas fatais.

 

NA REUNIÃO

 

Importante lembrar que no encontro o engenheiro lotado no Dnit de Pelotas  assinalou que vários pedidos de instalação de redutores de velocidade (lombadas eletrônicas) foram recebidos nos últimos anos pelo Dnit para esses locais. Ele explicou, porém, que a administração anterior do governo federal havia baixado normas mais rígidas para a instalação deste tipo de equipamentos em rodovias federais em todo o Brasil, inclusive em alguns locais eles foram até retirados, e que os pedidos passaram por rigorosos estudos dentro de critérios estabelecidos e que apenas o trevo de Candiota havia passado nos testes de criticidade e acidentes com gravidade, para aprovação da instalação de um equipamento no local.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook