Nesta quinta-feira (22), a seção de Imprensa e Jornalismo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), após questionamento do Tribuna do Pampa, informou que está em andamento o processo licitatório para a instalação do redutor de velocidade no trevo de acesso à Candiota, na BR-293.
“O DNIT informa que, o processo está em fase de contratação. Já ocorreu a licitação, porém, no momento, estão analisando recursos”, diz a nota.
Cabe lembrar que em agosto de 2023, a autarquia havia informado o jornal por meio de nota, que os técnicos estavam trabalhando na elaboração do edital para contratar a instalação de novos equipamentos eletrônicos nas rodovias sob administração do Departamento, e que a licitação tinha previsão de ser lançada em setembro do mesmo ano. Ainda, que a instalação do redutor no trevo de acesso à Candiota seria contemplado no edital.
Também é importante ressaltar que a confirmação de instalação já havia sido feita em abril de 2023 por um engenheiro do departamento, durante reunião do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), realizada na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Candiota.
No período, o DNIT também assinalou que vários pedidos de instalação de redutores de velocidade (lombadas eletrônicas) foram recebidos nos últimos anos para os trevos da rodovia, mas que o governo federal anterior havia baixado normas mais rígidas para a instalação deste tipo de equipamentos em rodovias federais em todo o Brasil, inclusive em alguns locais eles foram até retirados, e que os pedidos passaram por rigorosos estudos dentro de critérios estabelecidos e que apenas o trevo de Candiota havia passado nos testes de criticidade e acidentes com gravidade, para aprovação da instalação de um equipamento no local.
LOCAL PERIGOSO
O trevo de acesso a Capital Nacional do Carvão é conhecido e lembrado por ser palco de diversos acidentes, muitos graves com vítimas fatais. Lideranças debateram que mudanças seriam necessárias não só no trevo de Candiota, mas em outros da BR-293.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*