TRÂNSITO

Dnit estuda construir desvio no ponto de bloqueio da BR-293

Local afetado fica localizado próximo a ponte do rio Jaguarão, após a vinícola Miolo e já causa transtornos, especialmente para Candiota

Asfalto cedeu, abrindo valas e degraus na pista Foto: J. André TP

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), informou o Tribuna do Pampa na manhã desta terça-feira (26), que os técnicos estão estudando a possibilidade de implantar um desvio no ponto bloqueado desde as 12h (meio-dia) de domingo (24), na BR 293, Km 151, em Candiota, próximo a ponte do Jaguarão, no limite com Hulha Negra.

 

No documento enviado ao TP, a Assessoria de Comunicação do Dnit ainda informa que os técnicos seguem analisando qual será a melhor solução de engenharia para a recuperação do trecho que sofreu danos estruturais, devido às chuvas que atingiram a região. “Ainda não há previsão para início da recuperação da rodovia, pois é necessário aguardar que as condições climáticas sejam favoráveis”.

PROBLEMA

 

O pavimento asfáltico, que já apresentou problemas em outras ocasiões e precisou de reparos, cedeu causando desníveis, degraus e rachaduras na pista, ocasionando a obstrução da área.

A reportagem do TP esteve no local e pôde constatar a gravidade do problema. Segundo funcionários da empresa Copav, a rodovia continua cedendo e agravando o problema. A área está sinalizada com cones e depósito de asfalto, de forma a orientar os usuários sobre a interdição total.

ROTAS ALTERNATIVAS

Rota alternativa tem entrada pelo engenho da Cotribá em Candiota Foto: J. André TP

Um desvio por estrada de chão batido foi sinalizado pelo Dnit como rota alternativa em razão do bloqueio total da BR-293. O desvio é de 21 km por estrada de chão e suporta a passagem de todos os tipos de veículos, com exceção de veículos de grande porte, pois há risco de atolamento.

Quem sai de Bagé em direção a Candiota, vai até o trevo do Frigorífico Marfrig/Pampeano e entra a esquerda saindo no engenho da Cotribá, antigo engenho Reimann (logo após a Vinícola Miolo). Já quem vai de Candiota em direção a Bagé, o sentido é inverso.

 

CARRETAS E BITRENS

 

Para quem se desloca de Pelotas para Bagé e Santana do Livramento, a orientação é utilizar a BR-392, por Canguçu/Santana da Boa Vista, acessando a BR-153 em Caçapava do Sul e vice-versa.

 

AULAS SUSPENSAS 

 

A Secretaria de Educação de Candiota, por meio do secretário Michel Feijó, informou à comunidade através de nota, a suspensão das aulas nas escolas municipais nesta segunda-feira (25).  De acordo com o gestor, a suspensão fez referência às condições climáticas e de trafegabilidade no município e região, tendo em vista que muitos professores residem em Bagé estão com dificuldades de deslocamento.

Comentários do Facebook