RESGATE CULTURAL

Documentário que vai mostrar a história de Seival, visa alavancar os potenciais turísticos regionais

Projeto idealizado pela Seival Sul Mineração, está em fase de captação de recursos

Prédios históricos serão destacados no documentário em meio a história Foto: Divulgação

Foi aprovado no final do ano de 2024 o projeto do documentário ‘Memórias do Seival’, um vídeo que tem por finalidade mostrar a história do Rio Grande do Sul, da Batalha do Seival e valorizar a comunidade que vive no bairro através do relato de suas memórias e a história do carvão mineral.

O projeto, com primeira etapa aprovada para utilização de recursos via Lei Rouanet, é uma iniciativa da Seival Sul Mineração (SSM), empresa que já carrega na bagagem diversas ações sociais e de incentivos em Candiota, com olhar especial para a comunidade do bairro Seival.

Atualmente, a SSM já está apoiando inclusive com aporte de recursos para a realização do projeto. O gestor de relações institucionais Rafael Leusin falou ao Tribuna do Pampa sobre o documentário que vai ser produzido pela produtora Um Cultural e será lançado durante evento. “É um documentário que resgatará os acontecimentos e perpetuará, a partir de depoimentos de moradoras e moradores do Seival, as diversas memórias desse lugar de rica história e futuro promissor. Será um Projeto vibrante que mobilizará todos na comunidade e proporcionará que pessoas de todos os cantos conheçam ainda mais a cidade de Candiota e, especialmente, o bairro Seival. Queremos que as pessoas se encantem com a nossa rica história e venham nos visitar e experimentar esse local especial do Pampa da sudamérica”.

Gestor de relações institucionais da SSM, Rafael Leusin junto a Ralfe Cardoso e Vívian Henckel, da produtora Foto: Divulgação

PROJETOS FUTUROS

Conforme Rafael Leusin, estão sendo pensados para médio e longo prazos, novos projetos visando destacar e valorizar a comunidade de Seival, Candiota e região, como a restauração de prédios e locais históricos e a abertura da ferrovia antiga para passeios culturais e visitas aos pontos turísticos e vinícolas da região.

“Entendemos que resgatando a história do Seival, dos cenários, da importância do local para o estado, conseguiremos montar, com parceiros, Governo e profissionais capacitados, algo que vai desenvolver a comunidade, gerando oportunidades e renda, como tantas cidades gaúchas que tem no turismo sua principal matriz econômica. Queremos que o mesmo aconteça aqui em Candiota, oportunizando a geração de novos empregos, de novos negócios, ampliando o sentido de pertencimento dos candiotenses, que se verão reunidos por meio de uma rota turística, já se pensando em uma transição energética justa para o Rio Grande do Sul”.

Assim como para o documentário, os próximos projetos também necessitam de apoios e parcerias para a captação de recursos. Aportes podem ser feitos por empresas ou pessoas físicas, com abatimento de 100% do Imposto de Renda (IR) devido, no limite de 4% para pessoas jurídicas, ou através de patrocínio direto.

Grupo visitou locais históricos. Associação de Moradores também acompanhou Foto: Divulgação

ESPAÇO ESPORTIVO

Dentre os atuais programas sociais da SSM, há um trabalho que merece destaque: a revitalização do campo do Grêmio Esportivo Santa Rosa – clube centenário localizado no bairro Seival. Esse clube é o primeiro em Candiota e um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. A SSM, com o apoio da Prefeitura de Candiota através da disponibilidade de mão-de-obra, está construindo um espaço esportivo com vestiários e sala de treinamento. “Além de integrar, o nosso objetivo de revitalizar espaços históricos de Candiota, vai proporcionar ações de saúde com esporte para crianças e idosos. Durante a semana, após a finalização da obra, conforme foi acordado com a diretoria do clube, o espaço ficará disponível para atividades educativas esportivas da comunidade”, explicou Leusin.

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook