SAÚDE

Dom Pedrito passa de 15 para 38 casos suspeitos em um dia

Desinfecção em prédios e locais públicos está seguindo um cronograma Foto: Divulgação TP

A Secretaria de Saúde de Dom Pedrito informou em nota oficial na tarde desta sexta-feira (15), que nas últimas 24 horas, foram realizadas 23 novas coletas de casos suspeitos de infecção da Covid-19. O material foi remetido ao Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).

Ainda segundo a nota, não foram recebidos novos resultados e atualmente, o município conta com 38 suspeitos, cinco confirmados (um curado), um óbito e 62 descartados. Quanto aos monitorados, a Secretaria de Saúde informa que todos permanecem em suas residências, acompanhados por telefone e, se necessário, com visitas da equipe. Os profissionais de saúde enfatizam a importância de continuar com os cuidados preventivos, para que não haja novos casos.
A Secretaria informa ainda que, em razão do aumento expressivo das coletas e dos monitorados nos últimos dias, não será mais possível divulgar a idade das pessoas e nem a quantidade de monitorados dia a dia. “Passaremos a divulgar apenas o gênero dos coletados que aguardam, sendo 25 homens e 13 mulheres”, informa, em nota oficial.

DESINFECÇÃO – Uma das formas de contágio da Covid-19 é o contato com superfícies e objetos contaminados e com pessoas doentes, através do toque de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse e outros. Por isso, a recomendação constante sobre a lavagem das mãos, limpeza e a desinfecção correta dos ambientes, utensílios e objetos.

Desde o dia 28 de março, a Prefeitura de Dom Pedrito realiza a aplicação de quartenário de amônio – em diversos locais, com a finalidade de diminuir a propagação do Coronavírus na zona urbana da cidade, num trabalho conjunto das Secretarias de Saúde, Agricultura e Planejamento, através do Departamento de Meio Ambiente.

Os procedimentos seguem uma escala de atendimento, disposta durante toda a semana. Nas segundas e quintas-feiras, o trabalho é concentrado em todas as Unidades Básicas de Saúde, Posto Central, Pronto Atendimento Médico, administrativo da Secretaria de Saúde e ambulatório para sintomáticos da Covid-19, (Centro de Convivência da Família). Nas terças e sextas-feiras, a desinfecção acontece nas praças, banheiros públicos, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Igreja Matriz, Estação Rodoviária, Brigada Militar (prédio e viaturas), ambulâncias do SAMU, capela mortuária, cemitério, Hospital São Luiz, Pronto Socorro e todos os veículos da Secretaria de Saúde. Nas quartas-feiras, a desinfecção acontece no presídio (interno e externo). Nas quintas-feiras à noite, nas ruas da cidade, desinfectando os passeios em frente aos supermercados, agências bancárias, lotéricas, farmácias e outros locais de maior circulação.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Carolina Goulart, reitera que os procedimentos não são ofensivos a saúde. “Todos podem ficar tranquilos quanto à aplicação do produto, uma vez que o mesmo não faz nenhum mal, tanto às pessoas, quanto para o ambiente natural”, destaca diretora.

 

Comentários do Facebook