RURAL

Doze tanques para piscicultura são construídos em Pedras Altas

Tanques foram construídos em oito propriedades Foto: Emater/Especial TP

Uma parceria entre a Prefeitura de Pedras Altas, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul e Emater, proporcionou mais uma alternativa de produção no município, a Piscicultura.

Doze tanques viveiros foram construídos em 2021, beneficiando oito produtores do interior do município. O chefe do escritório da Emater de Pedras Altas, Sergio Madruga Furtado, lembra que em 2020 a Prefeitura aderiu ao Programa Integrado de Pesca e Aquicultura do RS e que inicialmente os projetos para a construção de viveiros de piscicultura foram elaborados pela Emater e licenciados pelo Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Já a execução dos tanques foi realizada por uma empresa privada contratada através de licitação realizada pela Seapdr para a execução das obras, com recursos da própria Secretaria.

“Com a construção dos viveiros temos que seguir fomentando a Piscicultura através de capacitação e acompanhamento dos produtores. Além desta preocupação temos que buscar meios de comercialização que possam dar renda às famílias, bem como ampliar a produção de peixes nestes viveiros”, destacou o extensionista rural.

O prefeito Bebeto Perdomo falou da importante parceria firmada entre Prefeitura, Seapdr e Emater. “Esta parceria já tem dado excelentes resultados e com este Programa esperamos que mais produtores se interessem nesta atividade que vem a diversificar as propriedades do município”, destacou o prefeito lembrando que o secretario de Agricultura Ivanilson Moreira, o Kako, também já tratou sobre um recurso através do Fundo de Desenvolvimento e Apoio a Pecuária e Agricultura (Fundapa), para viabilizar a colocação de alevinos para a consolidação da atividade nas propriedades.

PRODUTORA – Entre os contemplados com os tanques para Piscicultura está a produtora Suzana de Fátima Vargas de Assis, 53 anos, do assentamento Lago Azul. Em conversa com a reportagem do TP, ela contou trabalhar com diversas culturas como soja, feijão, mandioca, milho, batata, pipoca, abóbora, moranga, entre outros.

Ela ressaltou a importância do tanque para o crescimento da propriedade, visto já trabalhar com entrega de merenda escolar e cesta básica através do Programa Aquisição de Alimento (PAA) e Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae). “O tanque é mais uma renda que podemos agregar. Com a Piscicultura, principalmente na Semana Santa poderemos comercializar o peixe produzido no lote. Ficamos muito agradecidos pelo esforço da Emater, governo do Estado e a Prefeitura de Pedras. Desejamos que venham mais coisas boas, mais incentivos para que a gente possa produzir, pois agora temos comercialização”, relatou Suzana.

Cultivo de peixes será mais uma fonte de renda para os produtores Foto: Emater/Especial TP

Comentários do Facebook