FAKE NEWS

É falsa a notícia de padre agredido em Candiota

Está circulando uma notícia falsa (fake news) de que um padre teria sido agredido em Candiota por um grupo de simpatizantes do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Várias pessoas já mandaram o print (cópia) da falsa reportagem ao TP, indagando se a notícia procedia. Inclusive, pessoas de fora do Rio Grande do Sul enviaram mensagem ao jornal, indicando que a informação falsificada já circula por todo o Brasil.

Não foi preciso muita coisa para o jornal identificar a falsidade total da publicação, a começar pela foto do padre agredido, sendo que em Candiota atuam na paróquia dois freis católicos e que em nada se parecem com o que foi publicado.

A notícia sem procedência usou o portal G1 como fonte, numa montagem grosseira e com erros ortográficos. As razões porque usaram a cidade de Candiota, o jornal não conseguiu apurar.

BOATO.ORG – O site especializado em checagem de notícias falsas boato.org também já desmentiu a notícia, inclusive identificando que o padre da foto é o americano Tomas Haake, que foi agredido há alguns anos durante um assalto em Washington, capital dos Estados Unidos.

Também, o site descobriu que esta mesma foto já foi usada nos EUA para uma outra notícia falsa de agressão.

Ainda segundo o site, há duas versões da falsidade circulando: Versão 1 – Padre é agredido por Bolsonaristas – “Estava pregando sobre os ensinamentos Bíblicos, quando um grupo achou que eu estava pregando contra o presidente Bolsonaro, vieram aos gritos me chamando de comunista safado, respeita o presidente, e começaram a me agredir” disse o padre da cidade de Candiota, Rio Grande do Sul. Versão 2: BRASIL Bolsonazistas invadiram igreja na cidade de Candiota, no Estado do Rio Grande do Sul, xingando e agredindo o padre que pregava o Evangelho da Bíblia. “Resumindo: não é verdade que um padre de Candiota foi agredido por bolsonaristas. O print que está circulando é de uma notícia forjada e a imagem sequer é de um padre do Brasil”, assinalou o site especializado.

Clique no link https://www.boatos.org/politica/padre-e-agredido-por-bolsonaristas-na-cidade-de-candiota-rs-boato.html para ver a reportagem completa no boato.org.

O Facebook também já não deixa mais reproduzir a imagem.

Comentários do Facebook