Ed. 1.337 – 6 a 12/FEV/2021

ENCONTRO REGIONAL EM CANDIOTA

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), juntamente com o Fórum de Desenvolvimento Regional, Manejo das Águas e Combate as Estiagens (Fórum das Águas), realizam na próxima sexta-feira (12), em Candiota, o 1º Encontro de Prefeitos e Vereadores e Vereadoras. O evento foi uma proposta do prefeito de Candiota e presidente do Cideja, Luiz Carlos Folador (MDB), que tem pregado a união regional para se debater conjuntamente propostas comuns de desenvolvimento. O encontro acontece a partir das 10h, na Câmara local, na Vila Operária. Os organizadores salientam que todos as medidas sanitárias estão sendo tomadas em relação a pandemia da Covid-19.

CEO DA SÃO JOÃO SOBRE FOLADOR

O proprietário e chefe executivo de ofício (CEO) da rede de farmácias São João, Pedro Henrique Brair, não compareceu pessoalmente a inauguração da sua mais nova loja em Candiota, porém, durante o ato, por celular no viva-voz falou aos presentes. Em seu discurso, Brair disse que conheceu o prefeito Luiz Carlos Folador num evento no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O empresário disse ter se impressionado com a garra e eloquência com que Folador falou da Capital Nacional do Carvão. “Ele ‘vendeu’ muito bem Candiota. Temos aí um líder que ama muito a sua cidade”, disse.

HISTÓRIAS DO MOTORISTA 1

O motorista da Câmara de Candiota há 25 anos, Itamar Sais, o Ita, que foi personagem de uma reportagem recente aqui no TP, nos contou mais uma das suas histórias esta semana, quando veio até a redação do jornal para agradecer a matéria. Segundo ele, era uma palestra na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé. Ele não soube precisar o ano. O hoje vereador e presidente da Câmara, Gildo Feijó, na época também vereador, foi escalado para representar o Legislativo no evento e Ita para levá-lo.

HISTÓRIAS DO MOTORISTA 2

Chegando lá, segundo o motorista, o vereador Gildo preencheu uma lista de presenças. Iniciado o evento, o cerimonialista começou a nominar as autoridades presentes. Um a um foi nomeando e dado momento disse agradecer a presença dos dois vereadores candiotenses. Ita olhou para os lados e sabia que somente Gildo estava lá. “Agradecemos aos vereadores de Candiota, Gildo Feijó e Itamar Sais”, disse o locutor. “O Gildo me sacaneou, colocou meu nome na lista de presença. Enfim, por alguns instantes também já fui vereador de Candiota”, disse, aos risos.

CAVALOS EM HULHA

Animais em via pública são sempre um problema e motivo de apreensão por parte da população. Nesta semana, o TP recebeu a imagem de pelo menos quatro equinos no canteiro central da avenida Getúlio Vargas, próximo a escola Monteiro Lobato, em Hulha Negra. Os animais foram levados por jovens que se divertiam nos aparelhos da academia de ginástica ao ar livre. Cabe ressaltar o perigo que uma ação dessas pode causar, visto um animal se soltar e atingir alguém, principalmente alguma criança, sem contar se tratar de uma área imprópria, por ser um passeio público.

CÂMARA DE HULHA NEGRA

O pós-recesso no Legislativo de Hulha Negra promete ser intenso. Conforme repassado ao TP, diversos esclarecimentos foram solicitados a autoridades acerca de algumas pautas importantes. Na próxima quinta-feira (11), o vice-prefeito e secretário de Obras Igor Canto foi convidado a comparecer no plenário Hugo Canto para falar sobre as ações realizadas nas estgradas. Nas próximas semanas, devem participar o secretário de Saúde Volnei Jorge, o comandante regional da Brigada Militar, major Renan Sedrez e, no final do mês, o presidente da Coopersul, Jaci Jacinto Coelho, o Titi.

PROCESSO SELETIVO EM CANDIOTA

A Comissão de Constituição, Justiça e Bem-Estar Social(COBES) da Câmara de Candiota se reuniu na tarde desta quinta-feira (4), para obter esclarecimento sobre o processo de seleção para contratação temporária de professores para a rede municipal de ensino. O secretário de Educação, Michel Feijó, e a a coordenadora pedagógica da SMED, Cristiane Fernandes, compareceram para prestar as informações. Neste ano, a Secretaria adotou a aplicação de provas aos candidatos ao invés da análise de títulos. Mais informações sobre a forma como se dará o processo foram solicitadas pela vereadora e integrante da Cobes, Luana Vais (PT). A próxima reunião da comissão para tratar desse assunto será na segunda-feira (8), às 15h, no plenário do Legislativo, na Vila Operária.

EQUIPAMENTOS EM CANDIOTA

Na última quinta-feira (4), a comissão da Câmara de Candiota, responsável pela fiscalização e acompanhamento de maquinários e equipamentos públicos, composta pelas vereadoras Luana Vais (PT) e Hulda Alves (MDB) e pelo vereador Marcelo Gregório (PSDB), se reuniu com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Valdenir Dutra. Segundo a assessoria da vereadora Luana, na ocasião o secretário explicou sobre o andamento e metodologia do recolhimento dos equipamentos – assunto que tem rendido e gerado polêmica. Ele também esclareceu sobre o uso da escavadeira hidráulica, que estaria destinada a construção de açudes e relatou a situação dos equipamentos que estão na Secretaria para o trabalho. Fez relato sobre o rastreamento das máquinas e veículos e ainda, que será otimizado a mecânica da secretaria, qualificando a compra de peças pela Prefeitura.A reunião foi finalizada com um agendamento da comissão, que irá acompanhar as ações de emplacamento dos equipamentos cedidos.

SERVIÇO MILITAR EM CANDIOTA

A Prefeitura de Candiota, por meio da Junta de Serviço Militar da cidade, informa aos jovens alistados no ano de 2020 para o serviço militar obrigatório que estão prestando exames de seleção para incorporação ao Exército Brasileiro, que deverão apresentar-se na próxima quarta-feira (10), às 7h30 no ginásio municipal Dario Lassance para o deslocamento até o 25º Grupo de Artilharia de Campanha na cidade de Bagé.É importante que os jovens estejam portando todos os documentos necessários para a realização da seleção complementar, bem como material para pernoitar no Quartel. O retorno para Candiota será no dia 11 de fevereiro às 11h30.

NÃO É CANDIDATO EM PINHEIRO 1

Como tivesse se autoentrevistando, o prefeito temporário de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (Progressistas) respondeu uma série de perguntas feitas por ele mesmo, mas que, segundo Ronaldo, lhe são feitas todos dias pelas pessoas. Elas foram publicadas em sua página no Facebook. A principal delas é que ele não será candidato nas eleições suplementares da cidade (que ainda não tem data para ocorrer), e que apoiará novamente Rogério Moura (PSB). Também disse que não é candidato a vice, pois também apoia que seja novamente Paulinho Alves, seu colega de partido.

NÃO É CANDIDATO EM PINHEIRO 2

Ainda na sua autoentrevista, o prefeito interino revelou que teve alguns aborrecimentos com uma parcela do PSB, mas que, mesmo assim ele continua apoiando Rogério. “Meu compromisso é com o Rogério, empenhei minha palavra, enquanto ele for uma pessoa digna comigo, terá meu apoio”, disse, reafirmando que sua meta é “amenizar a situação financeira e planejar a longo prazo, independente do gestor que vier assumir o município”. Ele acredita que ainda deve demorar os 90 dias para que a cidade tenha uma nova eleição.

RECESSOS NAS CÂMARAS 1

Ascâmaras de Candiota e Pinheiro Machado corrigiram uma distorção no primeiro ano de cada legislatura, qual seja, o de fazer recesso. Os legislativosque fazem recesso em janeiro, por exemplo, acabam até criando uma situação inusitada, pois no primeiro ano dos novos vereadores e vereadoras, eles (as) tomam posse e no dia seguinte entram em férias (ou recesso). Está aí o problema, porque acaba até frustrando os novos que estão cheios de gás e querendo mostrar serviço.

RECESSOS NAS CÂMARAS 2

O TP alertou na época e o vereador Fabrício Moraes, o Bibi (MDB), apresentou na Câmara de Candiota, há quatro anos, uma proposta de alteração do Regimento Interno, para que no primeiro ano de cada nova Legislatura, não se tenha recesso. A proposta foi aprovada e já está em vigor. Já em Pinheiro Machado, quando no ano passado a Câmara fez uma espécie de revisão do Regimento, isso foi alterado. Candiota tem recesso em janeiro e Pinheiro em fevereiro. Assim, somente em 2022 essas câmaras farão a parada.

HAMM NA FEOVELHA 1

O deputado federal Afonso Hamm (Progressistas), como ocorre todos os anos, participou da programação da Feovelha, que neste ano teve um formato mais reduzido em função da pandemia. O parlamentar prestigiou julgamentos e remate dos animais, reuniões com prefeitos, vereadores e  lideranças da zona sul. Também apresentou as ações que vem realizando para o município, durante a Sessão Especial da Câmara de Vereadores, no Parque Charrua. Ainda participou da abertura oficial da feira com a presença de diversas autoridades do Estado e região.

HAMM NA FEOVELHA 2

Durante pronunciamento, Hamm parabenizou os organizadores da feira, assim como os expositores, cabanheiros e tratadores, que mesmo com as dificuldades enfrentadas no último ano devido a Covid-19. “A Feovelha é palco de oportunidades e referência.  Também representa a força da economia, da produção e o que tem de mais estratégico que é a segurança alimentar”, ressalta o deputado que é autor das leis que estabelece a política nacional da ovinocaprinocultura, combate ao abigeato, posse rural de arma e do projeto que cria o dia nacional da ovinocultura.

HAMM NA FEOVELHA 3

Na oportunidade, o deputado entregou ao prefeito interino Ronaldo Madruga (foto), a ordem de pagamento, do Ministério da Educação, da indicação que fez ao município para aquisição de ônibus escolar rural. “É um veículo que vem para reforçar a frota da Educação e que possibilitará o transporte dos filhos dos agricultores e trabalhadores rurais para as aulas, contribuindo assim para a permanência do homem no campo”,  enfatiza o deputado que já destinou para Pinheiro Machado mais de R$ 3 milhões em emendas.

Comentários do Facebook