No próximo dia 20 de maio, a partir das 18h, não nada há nada mais importante para o desenvolvimento regional do que a participação de cada cidadão e cada cidadã na audiência pública para obtenção da licença ambiental prévia (LP) da UTE Nova Seival.
Em função da pandemia, as pessoas poderão participar do evento do conforto de seus lares, bastando ter acesso a internet ou sintonizando o rádio nas emissoras Terra Livre e Interativa FM. Também os canais para expressar apoio e fazer perguntas estão todos disponíveis pelo site novaseival.com.br.
Uma grande mobilização regional está sendo feita para que estejamos em massa assistindo e participando de forma efetiva da audiência pública, inclusive para contrapor com veemência e propriedade, possíveis minoritários contrários ao projeto, que na maioria das vezes não possuem o menor conhecimento de nossa realidade econômica e social.
Um projeto deste tamanho, em saindo do papel e o primeiro passo é garantir a LP, traz esperança e alento a uma das regiões mais empobrecidas do Rio Grande do Sul. Como bem se refere o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Melvis Barrios Júnior, em artigo publicado nesta edição, que “(…) a maior mazela de uma sociedade é o grande número de pessoas em situação de pobreza e miséria”, evidenciando claramente, que não é possível ignorarmos o carvão mineral como fonte de riqueza, empregos e renda para a nossa gente, notadamente com respeito e cuidados ao meio ambiente, assim como, garantindo perspectivas para as futuras gerações.