SINDICALISMO

Eleição do Simca terá chapa única

Marcelo Belmudes concorre a reeleição pela segunda vez Foto: Arquivo TP

Ocorre nos dias 23 e 24 de agosto, o processo eleitoral para escolha da nova diretoria do Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca). Atualmente, a entidade que luta pelos direitos e melhorias dos servidores públicos municipais, tem a frente no segundo mandato Marcelo Belmudes, que novamente concorre, em chapa única, a nova gestão.

ELEIÇÕES – O jornal conversou com a presidente da Comissão Eleitoral do Simca, Maria Inês Alves, que lembrou que a eleição ocorre a cada três anos para que seja escolhida a nova direção do Sindicato. Ela destacou que somente Marcelo Belmudes colocou o nome à disposição junto a diretoria, não havendo mais interessados.

Maria Inês explicou que ao contrário de anos anteriores, a eleição ocorrerá de forma online. “O processo não vai onerar muito para o Sindicato e acreditamos que ajudará muito, visto termos muitos locais para levar a urna para votação, incluindo a zona rural. De forma online não haverá deslocamentos, os funcionários aptos poderão votar fora do horário de serviço, de casa. É importante que todos participem desse pleito, que é seguro, já passou por testes e deu tudo certo”, afirmou Maria Inês.

VOTE DIGITAL – A eleição do Simca, segundo o secretário geral da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul (Femergs), Luciano dos Santos, e responsável pelo sistema de votação do Simca, ocorrerá por meio do sistema Vote Digital, desenvolvido pela Associação Gaúcha de Apoio e Benefícios (Asgabe) e que já foi utilizado em mais de 60 entidades desde o início da pandemia.

Luciano recordou que logo no início da pandemia, em 2020, após a necessidade de um sistema de voto online, acabou desenvolvendo junto a um técnico de TI de Santa Catarina, o sistema Vote Digital, onde já foram realizados em torno de 70 eleições de forma simples, porém precisa, sem nenhum problema. Ele explicou que o voto é realizado por meio do acesso a um link em nuvem. Confira:

“No dia da eleição, o associado clica no link, é encaminhado para a página do sistema que fica na nuvem e preenche dados pessoais para confirmação do associado apto a votar. Após, ele entra no sistema, escolhe a chapa, vota e recebe um recibo de votação. A partir daí não é possível votar novamente, o acesso é permitido apenas ao recibo de votação. Neste meio tempo, montamos uma base no Sindicato, colocamos um telão para acompanhamento da eleição, onde tenho listado todos os associados aptos a votar. Em tempo real será possível saber quem já votou, de forma que se tenha um bom quorum. Neste sistema, porém, em nenhum momento se tem acesso ao voto do servidor, não é possível saber em quem a pessoa votou. O voto poder ser feito de qualquer aparelho com acesso a internet, mas se o associado não tiver nenhum acesso, no Sindicato haverá uma urna eletrônica (computador) pronta para voto. Neste formato temos percebido um aumento de participantes, pois facilita o voto sem precisar de deslocamentos. Finalizada a eleição, recebemos do técnico diretamente de Florianópolis, um relatório da votação com todos os dados e o resultado oficial da eleição”, explicou Luciano.

REELEIÇÃO – Nas eleições deste ano, pela segunda vez o servidor Marcelo Belmudes concorre a reeleição, sendo a primeira que um presidente do Simca busca o terceiro mandato. Em entrevista ao TP, Belmudes afirmou estar indo para um novo desafio, porém com o sentimento de que ainda há muito para entregar a categoria. Ele disse que uma bandeira que irá levantar nesse novo mandato que se iniciará se a categoria assim decidir é a do Concurso Público em todas as áreas.

AÇÕES – Belmudes, que está a frente do Sindicato nos últimos seis anos, lembrou de grandes conquistas. “Um exemplo: quando assumi o Sindicato em 2016, existia um passivo grande de classes (promoção por merecimento) atrasadas e com muito diálogo com o Executivo Municipal e fomos resolvendo. Tivemos sempre reposição salarial acima da inflação, exceto o ano de 2021 que não tivemos reajuste em virtude da LC 173, e essas conquistas sem ter que em nenhum momento fazer algum tipo de paralisação, ou seja, sempre no diálogo e na construção coletiva que acho que seja um marco na minha gestão (em nome de toda equipe). Tivemos importantes alterações nas leis sempre buscando o melhor para nós servidores públicos, sendo uma especial a de combate ao assédio moral no serviço público. Em nosso mandato temos um olhar não somente aos servidores públicos municipais, mas também nos preocupamos com as políticas entorno de uma Candiota melhor, sendo parceiro nas lutas do carvão, por exemplo”.

CHAPA ÚNICA

Diretoria Executiva:
Presidente – Marcelo do Pinho Belmudes;
1º vice-presidente – Flávio Fagundes Ferreira Jr;
2º vice-presidente – Lilian Laine Fernandes Alves Branco;
Secretário-geral – Crizanto Alves Acosta;
2º secretário-geral – Lisiane Correa Silveira Ritta;
1º tesoureiro – Marcos Flávio Oliveira Martins;
2º tesoureiro – Ana Paula Rondon Mesquita;
Diretor de educação – Adriane Miriam Pagel Wollmann;
Diretor de política e formação sindical – Edison Pinto Antunes;
Diretor de assuntos funcionais e assistenciais – Alexandre Fagundes Azevedo.
Conselho Fiscal:
Titulares – Giovane Pinto Borba; Adenir Grecco Castaneda; Carla Cristina Aguzzi Souza.
Suplentes – Eva Zuleni Pedroso Soares Lopes; Maria Conceição Bueno Raota; Fernanda Tavares Vestfahl.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook