FESTA DA DEMOCRACIA

Eleições transcorrem em clima de normalidade na região

Faltando 1h para o término da eleição, a maior sessão eleitoral de Pinheiro Machado contou com filas consideráveis Foto: Gislene Farion TP

O jornal Tribuna do Pampa acompanhou durante todo o dia as movimentações das eleições 2018, ocorridas das 8h às 17h deste domingo (7). A avaliação generalizada é de uma eleição totalmente tranquila em Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado.

Em Candiota também teve filas Foto: J.André TP

CANDIOTA – Segundo a Justiça Eleitoral, não houve nenhum incidente na Capital do Carvão, nem mesmo de troca de urnas, tendo todos os equipamentos funcionado durante todo o tempo. Também não houve incidentes de crimes eleitorais. Nem mesmo os tradicionais santinhos esparramados pelas vias públicas ocorreu com muita frequência.

A votação biométrica, como já era previsto, causou uma maior lentidão no processo, tendo formação de filas, principalmente no maior colégio eleitoral do município, localizado na escola Dario Lassance, no centro da cidade. Outro fator registrado de forma atípica foi o alto número de justificativas de votos em função da quantidade de trabalhadores que estão no município atuando nas obras da UTE Pampa Sul.

HULHA NEGRA – Da mesma forma em Hulha Negra, conforme a Justiça Eleitoral, tudo transcorreu na mais absoluta normalidade. Não houve problemas com urnas e também sem registro de crime eleitoral.

Filas em Hulha Negra foi verificada também Foto: Silvana Antunes TP

PINHEIRO MACHADO E PEDRAS ALTAS – O 1º turno das eleições presidenciáveis ocorreu de forma tranquila nos dois municípios, conforme parecer do juiz Marcelo Malizia Cabral. Desde o início da manhã deste domingo (7), Cabral, acompanhado da promotora eleitoral, Marlise Martino, e do chefe de cartório, Alexander Mendonça, esteve em todas as sessões eleitorais da zona urbana tanto de Pinheiro Machado quanto de Pedras Altas.
Em conversa com o TP, o juiz que responde pela Comarca de Pinheiro Machado fez um balanço do dia. “Visitamos as sessões e o clima era de absoluta normalidade. Todas estavam funcionando bem, nenhum registro ou denúncia de boca de urna ou transporte irregular de eleitores – que são ocorrências que por vezes ocorrem no dia da eleição. Apenas uma urna, na localidade do Passo dos Pires, apresentou problemas e foi prontamente substituída”.

Conforme informações obtidas junto aos presidentes de mesa onde a reportagem do TP esteve presente, a observação em comum era a ineficiência da biometria. “Estamos encontrando problemas na leitura das impressões digitais, o sistema não tem conseguido reconhecer o de muitas pessoas que têm passado por aqui. Isso acaba fazendo com que o processo fique um pouco mais lento e acaba criando filas”, destacou Gerson Farias. Sobre o tema, Marcelo Cabral também comentou. “É uma tecnologia que apresenta algumas dificuldades na leitura, especialmente em pessoas que tem a digital menos evidente. Não é só na urna eletrônica, é normal todos os serviços que se utilizam dessa ferramenta de identificação sofrerem com essa falha. Apesar disso, mesmo quando a digital do eleitor não é reconhecida, não causa nenhum risco porque ele é convidado a votar a partir da digitação da sua data de nascimento e precisa estar portando um documento com foto, então não há nenhuma dúvida quanto a sua identidade”, pontuou o magistrado.

Com o encerramento da eleição às 17h em todo o Brasil, as informações começaram a chegar nos Cartórios Eleitorais. Em Pinheiro Machado, cerca de 15 minutos depois já foram divulgados os primeiros resultados. Na oportunidade, os representantes de todos os partidos políticos foram convidados a acompanhar a apuração in loco. Para Cabral, o processo da democracia foi exercido com sucesso pelos eleitores. “Pinheiro Machado e Pedras Altas estão dando um exemplo de uma votação ordenada, com respeito às regras – o que considero muito importante. A avaliação que eu faço é de uma eleição muito boa, com muita participação e sem nenhuma intercorrência”.

Marcelo Cabral (E), Marlise Martino e Alexander Mendonça visitaram os locais de votação Foto: Gislene Farion TP

 

Comentários do Facebook