REGULARIZAÇÃO

Eleitores faltosos poderão ter o título cancelado

Sem a regularização, o eleitor estará sujeito a sanções Foto: Divulgação TP

Mais de 2,6 milhões de eleitores identificados como faltosos pela Justiça Eleitoral poderão ter o título cancelado caso não regularizem sua situação no período de 7 de março a 6 de maio. Desde a quarta-feira (20), os cartórios eleitorais já disponibilizaram ao público as relações contendo os nomes e os números dos títulos desses cidadãos.

Eleitor faltoso é aquele que não votou nem justificou a ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição. Conforme previsto no Código Eleitoral, enquanto não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, o eleitor estará sujeito a uma série de impedimentos.

Segundo o cronograma, a Justiça Eleitoral cancelará, no período de 17 a 20 de maio, as inscrições dos eleitores que não tiverem regularizado sua situação até a data-limite estabelecida. Enquanto os cancelamentos estiverem sendo efetuados, não serão feitas atualizações no cadastro eleitoral.

A partir do dia 21 de maio, as atualizações cadastrais serão retomadas, e a Justiça Eleitoral divulgará, a partir do dia 24 do mesmo mês, as relações contendo os nomes dos eleitores e os números dos respectivos títulos cancelados por ausência aos três últimos pleitos.

COMO SABER – Está disponível nos Cartórios Eleitorais e no site do TSE (serviços ao eleitor – situação eleitoral – título de eleitor) a relação de eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições, cujas inscrições deverão ser canceladas.

REGULARIZAÇÃO – Para evitar transtornos, os eleitores da 142ª Zona – Bagé, Candiota e Hulha Negra – deverão comparecer ao Cartório Eleitoral de Bagé, na Rua Marechal Deodoro, nº 274, para pagamento da(s) multa(s) correspondente(s) ou comprovar que justificou a ausência. Mais informações: (53) 3242-1330.

Para os da 35ª Zona – eleitores de Pinheiro Machado e Pedras Altas – o Cartório Eleitoral fica localizado na rua Israel Azambuja, nº 415, em Pinheiro Machado. O telefone para contato é o (53) 3248-1166.

Comentários do Facebook