Devido Candiota não ser uma cidade turística quando o assunto é Natal, conforme a pesquisa realizada pela reportagem do jornal nos hotéis da cidade, a grande maioria faz recesso neste período por falta de movimento e procura por instalações. Porém, segundo apurado, durante o ano inteiro há muita procura por hospedagem, inclusive, muitos ficam, na maior parte do tempo, lotados.
HOTEL REVELANTE
O Hotel Revelante situado no bairro São Simão, na entrada da cidade, passou o ano inteiro lotado. Entretanto, como já mencionado, em razão do município não ser turístico neste período, a equipe dará uma pausa do dia 23 ao dia 26 de dezembro, e do dia 30 ao dia 2 de janeiro, em razão da falta de reservas.
Conforme informou a supervisora, Claudinéia Rodrigues, o maior público do hotel é de pessoas que chegam a trabalho na cidade, como nas usinas, por exemplo. “Também hospedamos representantes comercial e entregadores, mas a passeio na cidade são raras as hospedagens, a não ser para eventos de aniversários particulares”, informou, destacando que o festival Canto Moleque também resulta em muitos hóspedes.
Atualmente o prédio conta com 24 apartamentos, sendo individuais, duplos e triplos, hospedando em média 18 pessoas diariamente, principalmente de segunda a sexta-feira. “Para nós do Revelante Hotel foi o melhor ano desde que assumimos em 2020, pois nesse ano não tivemos um dia sem hóspede”, ressaltou Claudinéia, acrescentando que estão encerrando o ano com chave de ouro, pois passaram 45 dias com a média de 40 hóspedes em razão de uma parada para manutenção na fábrica em Pinheiro Machado. “Estamos sempre preparados para eventos quais sejam solicitado hospedagem conosco. Somos uma equipe qualificada para receber todo o tipo de público, temos café da manhã e hospitalidade de qualidade. Isso nos facilita na hora das acomodações”, finalizou.
HOTEL CANDIOTA
Localizado na sede do município, o Hotel Candiota também fará recesso neste final de ano. Segundo a proprietária, Alice Dal Cortivo, sempre optam por fechar nesse período entre Natal e Ano Novo, pois ficam sem movimento. “E também nossos funcionários querem passar com suas famílias”.
Como exemplo, Alice mencionou que nesta semana, dos 22 apartamentos, apenas sete estavam reservados. “No total até agora, conforme a pesquisa em nosso programa, hospedamos em torno de 1,7 mil pessoas”, informou, dizendo que se não há paradas de manutenção na cidade ou algum evento especial no final de semana, as reservas geralmente acontecem de segunda a sexta-feira, sendo que algumas pessoas ficam apenas um dia. “Fora esse período, estamos abertos diariamente, inclusive finais de semana e feriados, 24 horas”, concluiu.
HOTEL DAL CORTIVO
Segundo repassado pelo proprietário do Hotel Dal Cortivo, Alan Dal Cortivo, que também fica localizado na sede do município, diferente dos outros hotéis, para o Natal estão com diversas reservas, diferente do Ano Novo que ainda não há.
Sobre o movimento de hóspedes durante o ano, a informação é de muito movimento em alguns meses, e outros mais calmos. “Mas o ano em geral foi muito bom, teve bastante movimento na cidade”. O Hotel possui 40 apartamentos, e ainda há vagas para as festas de final de ano. “O que vai mudar é que não teremos serviço de quarto nos dias 25 e 1º, porém, a hospedagem terá café da manhã normal”.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*