COMUNICAÇÃO

Em meio a uma crise, surgia há 10 anos o TP

Reunião na tarde de 2 de abril de 2011, definiu a criação do jornal Tribuna do Pampa Foto: Arquivo TP

A ideia de fazer um novo ve­ículo de comunicação não estava no horizonte naquele início de 2011. Mas as circunstân­cias levaram a que se pensasse num novo jornal.

Segundo conta o diretor, editor e um dos fundadores do novo veículo, João André Lehr, a situa­ção do saudoso jornal A 1ª FOLHA (da qual era sócio) havia chegado a algo praticamente insustentável. Além de enfrentar um bloqueio judicial (somente mais tarde houve uma decisão favorável em nível de Tribunal de Justiça do RS), também havia um problema entre os sócios. “Na época fomos orientados então a fundar um novo título e assim surge a Tribuna do Pampa”, lembra.

Sustentado pela empresa De Marca Consultoria de Comunicação (criada em 2009), que tinha como sócias Ana Luiza Lehr e Bárbara Lima – irmã e filha dos fundadores João André e João Maurício Lima, o novo periódico foi criado na tarde de um sábado de sol, no início do outono de 2011, em 2 de abril. “Por orientação jurídica, o TP passou a ser um título da De Marca e na prática substituía A 1ª FOLHA. O DNA da Tribuna do Pampa era praticamente o mesmo do antigo jornal”, destaca João André.

Em maio de 2014, João An­dré passou a ser o único proprietário e administra a sociedade até hoje.

Debate com candidatos a prefeito foi um grande marco em 2020 Foto: Arquivo TP

MOMENTOS MARCANTES No novo momento vivido pelo jornal um importante passo foi dado o site do Tribuna do Pampa – pelo endereço eletrônico www.tribuna­dopampa.com.br -, sendo pioneiro na região a possuir a plataforma com notícias em tempo real e con­teúdos especiais produzidos para o jornal impresso. “Nos adequamos a essa realidade tecnológica com mais este desafio lançado, de for­ma que as principais notícias dos municípios de cobertura impressa do jornal, região, estado e país pudessem chegar até nosso leitor com imediatismo. Acredito que o objetivo sempre foi cumprido ao longo deste período e hoje já completamos cinco anos de site do TP”, lembrou João André.

Recentemente, em meio à pandemia, um novo desafio, entrevistar ao vivo os candidatos a prefeito da região. “Com uma orga­nização prévia, equipamentos ade­quados e os cuidados necessários em um momento de pandemia, os candidatos foram entrevistados em transmissões ao vivo, mostrando já como seria o Tribuna do Pampa TV, que é também um dos objetivos do jornal”, destaca o editor.

Site do TP foi o pioneiro com notícias em tempo real Foto: Reprodução TP

MELHORES DO ANO Já tra­dicional na região, a pesquisa Melhores do Ano, através do voto online da comunidade em empresas e profissionais considerados desta­ques durante o período, ganha cada vez mais força e completará 12 anos em 2021. Em razão da pandemia, o coquetel de entrega das premiações não pode ser realizado em 2020 e um caderno especial marcou a edição 11ª. “A pesquisa é séria e mostra o real voto da população e por isso conquistou a credibilidade da comunidade que já espera a cada ano pela pesquisa Melhores do Ano do TP”, completou João André.

Comentários do Facebook