A noite do feriado da última sexta-feira (15) foi especial para um grupo de 19 estudantes de Candiota. Eles se formaram nos cursos técnicos de eletromecânica (3) e mineração (16) pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC).
A formatura ocorreu após dois anos e meio de curso, sendo que a cada semestre eles foram até a SATC, em Criciúma, para a semana de imersão com aulas presenciais, visitas técnicas, laboratórios e avaliações. Conforme informado pela Secretaria de Educação, as bolsas foram pagas com subsídio de 50% do valor das mensalidades pagos pela Prefeitura, e os outros 50% custeados pelo próprio aluno. As aulas presenciais foram custeados 100% pela Prefeitura, com hospedagem e transporte.
O evento de formatura lotou as dependências do CTG Candeeiro do Pago, com autoridades e familiares dos formandos. A solenidade, que foi conduzida pelo mestre de cerimônias Hermelindo Ferreira, além dos estudantes, contou com a presença dos representantes do Colégio SATC, a diretora Izes Ester Machado Beloli Coral e coordenador do Ensino Técnico, Adelor Felipe da Costa, além da coordenadora da SATC Digital, Anelize Piacentini Messaggi. A mesa de formatura ainda foi composta pelo prefeito Luiz Carlos Folador; pelo secretário municipal de Educação, Michel Feijó, pelo presidente da Câmara, Gildo Feijó, e pela assessora do deputado federal Afonso Hamm, Márcia Marinho, que foi a paraninfa das turmas, pois foi dela a ideia dos cursos em Candiota, durante uma reunião no gabinete do deputado em Brasília.
O prefeito Folador destacou que o momento era de muita alegria junto aos familiares, destacando o esforço do seu governo para momentos como aqueles. “É através do estudo que transformamos as nossas vidas”, resumiu.
O secretário Michel destacou que essas seriam as primeiras turmas técnicas de muitas que serão formadas no município, agradecendo ao prefeito Folador pela confiança na equipe da Educação local. “Este é o primeiro passo de muitos que virão. Tenho sonho de junto com a SATC, logo ali na frente, de termos um curso presencial em Candiota”, projetou.
A diretora da SATC, Izes Coral pontuou em seu discurso a honra em estar naquela solenidade, lembrando que este é um ano especial para a instituição, que completa 65 anos de história, que sempre esteve comprometida pela qualidade e excelência. “O Colégio SATC foi criado para inserir profissionais no mercado de trabalho e hoje esses formandos saem com uma formação sólida”, disse, agradecendo a parceria incondicional da Prefeitura em todo o processo.
O juramento foi conduzido pelo formando Bruno Pires Santos e a oradora da turma foi a formanda Marcela Rodrigues Soares.
Ao fim, familiares, formandos, autoridades e convidados confraternizaram num coquetel.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*