ESPECIAL CÂMARAS

Jaime Lucas buscou dar vez e voz aos colegas do Legislativo pinheirense

Entre os destaques da gestão, Jaime Lucas terminou mandato devolvendo aos cofres públicos R$ 300 mil Foto: Divulgação TP

Eleito pelo 4º mandato consecutivo como repre­sentante da população pinheirense no Legislativo, Jaime Lucas (MDB) ocupou pela primeira vez o cargo de presidente nesta gestão 2017-2018. Ele se despede do posto na próxima quarta-feira (26), última sessão ordinária do ano, quando ocorrerá a dispu­ta entre outras duas chapas.

Ainda na última sema­na, o parlamentar se posicio­nou sobre o novo pleito. “Em respeito aos meus colegas, que votaram de forma unâni­me para que eu fosse eleito o presidente desta Casa, torno público que não farei parte de nenhuma das chapas para a próxima gestão”, informou.

Para o jornal Tribuna do Pampa, Jaime mostrou-se satisfeito com a finalização do período e com o trabalho rea­lizado até aqui. “O sentimento é de dever cumprido por ter conseguido, na medida do possível, colocar em prática aquilo que planejei no início da minha gestão”, disse. En­tre os pontos altos, destacou a realização de audiências públicas para oportunizar que a população fosse ouvida e o incentivo constante de parce­rias com entidades de diversos setores do município.

Apesar de ser conhe­cido por sua personalidade forte, é notório que, diante dos conflitos, o represen­tante do MDB mostrou-se um apaziguador bastante eficiente. “Como o cargo exige equilíbrio e isenção, procurei dar vez e voz para todos os vereadores, inde­pendente de sigla partidária. Naqueles momentos em que os ânimos se acirraram no debate de ideias, procurei ser sempre um mediador dos conflitos, respeitando a opi­nião e ação dos envolvidos no debate”, avaliou. Segundo ele, acreditando no consenso e no acerto através do debate franco, os pontos altos foram muito superiores aos pontos baixos nesses dois anos.

Entre os destaques da gestão, o controle financeiro acabou gerando uma eco­nomia de R$ 300 mil reais que serão devolvidos para o Executivo neste final de ano. “Procurei imprimir uma ges­tão baseada na transparência e no controle orçamentário e financeiro, sempre primando pelo uso criterioso dos recur­sos provenientes do repasse do duodécimo”, explicou.Os valores foram utilizados na capacitação parlamentar e no aperfeiçoamento de servido­res, na aquisição de equipa­mentos e de veículo próprio, além da pintura e reforma do prédio onde funciona o Legislativo.

Na oportunidade, Jai­me destacou ainda o intenso trabalho que os colegas ve­readores vêm fazendo diante da situação crítica que se encontra o município Pinhei­ro Machado. “Sem dúvidas todos os vereadores, indepen­dente de ocuparem posição de situação ou oposição à atual administração municipal, têm contribuído com o seu trabalho parlamentar e com o vínculo que possuem com se­tores da administração pública Estadual e Federal em prol do município”.

Para ele, neste mo­mento, é importante lem­brar que para toda a crise existe uma solução – desde que ações corretivas sejam feitas de modo a equilibrar receita e despesa. “Todos os envolvidos no processo de recuperação da normalidade devem ter a consciência que sacrifícios irão ocorrer de forma equilibrada, sem nunca recair apenas nos servidores públicos municipais, que em minha opinião são os atores principais neste processo de recuperação”, destacou.

Sobre o trabalho da nova Mesa Diretora, Jaime Lucas lembrou que é impres­cindível ter consciência das dificuldades e dos conflitos existentes principalmente na política. “É preciso que haja o enfrentamento de forma muito equilibrada para que a solução seja encontrada o mais rápido possível, em prol da maioria”.

Comentários do Facebook