Buscando um diálogo eficiente com a comunidade escolar, o Conselho Tutelar de Candiota promoveu palestras nas escolas do município. Conforme contaram ao Tribuna do Pampa, a ideia era promover o debate sobre temas como bullyng, racismo, assédio sexual, violência doméstica e depressão. Neste ano, conforme contou a equipe, foram promovidas atividades nas escolas Jerônimo Mércio da Silveira e Dario Lassance. A expectativa é começar o próximo ano letivo com força total no projeto que já vem mostrando resultados.
Para o conselheiro Cléo Moura, os encontros têm oportunizado mostrar o trabalho que realizam e as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Tudo foi muito positivo, mas o principal resultado foi essa aproximação do Conselho Tutelar com os alunos. De fato, estabelecer uma confiança. Isso é importante porque existe aquele paradigma que os conselheiros são os policiais dos adolescentes e não é isso, nós fazemos um trabalho de defesa, orientação e prevenção”, explicou.
Com o projeto, os conselheiros têm a chance de acompanhar de perto os dilemas do público infantil. “Têm sido momentos importantes onde estamos conseguindo entender o que, de fato, eles vivem. É notório que precisamos estar próximos deles, orientar e buscar todo o apoio possível para que sejam atendidos e melhorem seja qual a situação que estejam enfrentando”, contou a conselheira Daiana Etcheverria. Entre os principais problemas identificados nas escolas visitadas até agora estão a depressão e o assédio sexual.
De acordo com a equipe de conselheiros de Candiota, que tem trabalhado de forma bastante empenhada no projeto, este tipo de prevenção é de extrema importância diante do público adolescente. “Entendemos que temos esse poder de salvar vidas, uma ou duas que seja, mas cada uma delas é importante e através desse projeto temos a chance de ajudar”, pontuaram. Como resultado, duas crianças foram identificadas com depressão e já estão contando com a ajuda de profissionais para o devido tratamento.
As palestras oportunizam o diálogo e o esclarecimento de dúvidas. Conforme contaram, de modo a atender a todos, os alunos escrevem as perguntas sem precisar se identificar – o que favorece a relação e o enfrentamento diante de muitas questões sobre temas difíceis e polêmicos.