CUIDADOS

Em trabalho preventivo, Conselho Tutelar de Candiota promove palestras nas escolas

Depressão e assédio sexual foram alguns dos temas abordados com os alunos Foto: Divulgação TP

Buscando um diálogo eficiente com a co­munidade escolar, o Conselho Tutelar de Can­diota promoveu palestras nas escolas do município. Conforme contaram ao Tribuna do Pampa, a ideia era promover o debate sobre temas como bullyng, racis­mo, assédio sexual, violên­cia doméstica e depressão. Neste ano, conforme contou a equipe, foram promovidas atividades nas escolas Jerô­nimo Mércio da Silveira e Dario Lassance. A expec­tativa é começar o próximo ano letivo com força total no projeto que já vem mos­trando resultados.

Para o conselheiro Cléo Moura, os encontros têm oportunizado mostrar o trabalho que realizam e as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Tudo foi muito positivo, mas o principal resultado foi essa aproximação do Conselho Tutelar com os alunos. De fato, estabele­cer uma confiança. Isso é importante porque existe aquele paradigma que os conselheiros são os poli­ciais dos adolescentes e não é isso, nós fazemos um tra­balho de defesa, orientação e prevenção”, explicou.

Conselheiros Cleo e Solange junto à professora Raquel, da escola Jerônimo Foto: Divulgação TP

Com o projeto, os conselheiros têm a chance de acompanhar de perto os dilemas do público infan­til. “Têm sido momentos importantes onde estamos conseguindo entender o que, de fato, eles vivem. É notório que precisamos estar próximos deles, orien­tar e buscar todo o apoio possível para que sejam atendidos e melhorem seja qual a situação que estejam enfrentando”, contou a conselheira Daiana Etche­verria. Entre os principais problemas identificados nas escolas visitadas até agora estão a depressão e o assédio sexual.

De acordo com a equipe de conselheiros de Candiota, que tem trabalha­do de forma bastante empe­nhada no projeto, este tipo de prevenção é de extrema importância diante do pú­blico adolescente. “En­tendemos que temos esse poder de salvar vidas, uma ou duas que seja, mas cada uma delas é importante e através desse projeto temos a chance de ajudar”, pon­tuaram. Como resultado, duas crianças foram iden­tificadas com depressão e já estão contando com a ajuda de profissionais para o devido tratamento.

Daiana Etcheverria falou sobre a necessidade da proximidade para ajudar o público infantil Foto: Divulgação TP

As palestras oportu­nizam o diálogo e o escla­recimento de dúvidas. Con­forme contaram, de modo a atender a todos, os alunos escrevem as perguntas sem precisar se identificar – o que favorece a relação e o enfrentamento diante de muitas questões sobre temas difíceis e polêmicos.

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