Conforme citado anteriormente neste especial que relembra as 25 edições da Semana do Colono, a Emater/Ascar tem participação ativa e efetiva. Foi de extensionistas que surgiu a ideia de realizar um evento que mostrasse a cultura local e apresentar ao Executivo da época, em 1995.
Ao longo dos anos, a entidade desempenha um papel fundamental, seja no auxílio a construção do evento, seja no contato direto com produtores para integrar e participar da festividade. Conforme relatou ao TP a chefe do escritório da Emater de Hulha Negra, Suzane Xavier Cardoso, a equipe de extensionistas técnicos participam em vários pontos da organização. Segundo ela, já virou tradição a Emater ser a responsável pelo café colonial, em tratar diretamente com as produtoras, confeiteiras, com agroindústrias locais e de fora. Outra tradição é realizar um evento técnico, onde são abordados diversos assuntos ligados ao campo, como pulverizadores, energias renováveis e a deste ano de 2025 onde o tema foi alimentação para bovinos de leite.
“Acho que a Semana do Colono agregou ao município. Hoje temos as agroindústrias que surgiram devido à festa. Na época a gente tinha o que chamávamos de Armazém da Linguiça, onde era feita linguiça, assada no forno e vendida direto na festa. Tinha uma família que fazia essa atividade e dentro dessa tradição de fazer linguiças, nasceu a vontade e necessidade de trabalhar com isso. A partir daí, se começou a falar sobre criação de agroindústrias”, contou.
Suzane ainda complementa destacando que a Semana do Clono é uma forma de apresentar o município. “Temos visitantes de toda região e podemos apresentar os produtores e produtos, o que é feito em Hulha Negra, nossa gente faz e isso é muito importante também para nós”, concluiu.
EQUIPE DA EMATER 2025 (Ordem da foto)
– Alex Sandro Dutra de Oliveira
– Arthur Schneider Koester (estagiário cedido pela Prefeitura)
– Cássio de Lima Direne Alam
– Jocasta Vandes Pedroso
– Suzane Xavier Cardoso
– Jussara Einhardt Schmit (servidora cedida pela Prefeitura)
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO