HABITAÇÃO

Empresa contratada pela CGT Eletrosul faz nova avaliação dos imóveis em Candiota

Pesquisadores começaram o trabalho pela Vila Residencial Foto: J.André TP

A semana começou agitada nos grupos de WhatsApp dos moradores da Vila Residencial, em Candiota. Pesquisadores (consultores) com coletes verde-limão, escrito nas costas ‘a serviço da CGT Eletrosul’, começaram a visitar as casas da localidade, aplicando um questionário.

Como se sabe, quando o assunto são os imóveis da estatal, tanto na Residencial quanto na Operária, é sinônimo de apreensão para os moradores. Contudo, como os próprios pesquisadores já vêm explicando para as pessoas, bem como, uma nota enviada agora pouco ao TP pela assessoria de Comunicação da CGT Eletrosul, o trabalho faz parte do processo para a evolução das negociações sobre as casas.

Segundo a CGT, a empresa Arcoplano Arquitetura foi contratada para realizar a reavaliação dos imóveis residenciais da companhia em Candiota e São Jerônimo, além da atualização do cadastro dos moradores. “A reavaliação foi um pedido dos próprios moradores, reivindicado tanto pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul quanto pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça”, assinalam.

Conforme informado, as visitas acontecerão até meados de agosto, quando está previsto a conclusão dos trabalhos.

Após a Vila Residencial, eles se deslocam para a Vila Operária. O trabalho visa reparar a primeira avaliação, que tinham valores fora da realidade. Esses valores foram divulgados no início de 2020, juntamente com um edital prevendo um leilão para a venda dos imóveis. O leilão foi suspenso, após uma mobilização da comunidade, com auxílio da Prefeitura local e quando a Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) entrou nas negociações.

A reportagem do TP conversou com dois dos pesquisadores, Alexandre Mello e Marcos Koglin, que mostraram uma carta emitida pela CGT Eletrosul, autorizando o serviço, além do questionário básico (ver imagem abaixo). Segundo eles, as pessoas estão os recebendo muito bem e a grande maioria respondendo as questões sem problemas ou dificuldades.

Questionário que está sendo aplicado e que o TP teve acesso Foto: J.André TP

Além do questionário, uma outra equipe técnica da empresa, composta pelo diretor comercial da empresa, Marcos Soares, e pela arquiteta Rosane Dagani, fará medições dos imóveis.

Em recente publicação do jornal, o defensor público dirigente do núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas do RS, Rafael Magagnin, afirmou que a expectativa é que esta nova avaliação seja dentro da realidade, levando em conta, especialmente, a depreciação e todos os investimentos que os moradores já realizaram ao longo de muitos anos.

Também, um outro cadastro está sendo feito junto a Procuradoria Geral do Município (PGM), para fins de interesse dos moradores num futuro financiamento pela Caixa Econômica Federal (CEF).

TUCURUÍ – Em outra frente, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, buscou, recentemente – tendo ido pessoalmente ao estado do Pará, na cidade de Tucuruí -, ver uma experiência semelhante a de Candiota e São Jerônimo. Lá, numa localidade chamada Vila Permanente, com mais de 2,5 mil imóveis pertencentes à Eletronorte (também subsidiária da Eletrobras), o processo está sendo feito pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU), quando está sendo utilizado a Regularização Fundiária Urbana  (Reurb) Social com gratuidade dos imóveis para quem ganha até cinco salários mínimos e o Reurb Especial para financiar para quem ganha acima disso.

Nesta terça-feira (31), o prefeito, acompanhado do deputado estadual Paparico Bachi (PL), esteve no Ministério da Economia, em Brasília, tratando do assunto.

PRIVATIZAÇÃO – Um assunto que também gera apreensão aos moradores é em relação ao processo em andamento da privatização da Eletrobras, a qual pertence a CGT Eletrosul. Quanto a esse assunto e sua relação com a negociação dos imóveis, pelo menos até o momento, não há nenhum definição ou pronunciamento por parte empresa.

Comentários do Facebook