O assentamento Santa Lúcia, no interior de Candiota, sediou um evento voltado ao público feminino – o Encontro de Mulheres Rurais. Promovido pela Emater/Ascar e pela Secretaria da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial, o encontro contou com a participação de aproximadamente 100 mulheres.
Com o tema “Mulheres que transformam: empoderamento, autonomia e superação no campo”, o evento contou com café colonial produzido pelas integrantes da Oficina de Gastronomia da Secretaria e palestras, além da participação de três artesãs de Candiota, da Casa do Artesão, que, organizadas pela coordenadora do SINE Adriana Langort, expuseram seus produtos, Feira das Mulheres Empreendedoras, Agroindústria e produtos coloniais e participação o Banrisul por meio do gerente Paulo Renato Schug.
As mulheres foram recepcionadas pela extensionista rural da Emater/Ascar, Hulda Alves e pela secretária Juliana Baumhardt, que realizaram saudação as participantes e uma dinâmica de grupo.

Prefeito e vice de Candiota passaram no evento para dar apoio Foto: Divulgação
O Encontro contou com a participação do prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador e seu vice, Marcelo Gregório, que manifestaram apoio pelas inicitivas que agregam e motivam mulheres no empreendedorismo e geração de renda. Além da Emater Candiota, a organização contou com o apoio da Emater de Aceguá. Ao meio dia foi servido um almoço ao som de um show com o cantor Ederson Reis.
Ao TP, Hulda Alves falou sobre o evento. “O tradicional Encontro de Mulheres Rurais é uma rica oportunidade onde as mulheres dão uma pausa nos afazeres produtivos e domésticos e se dedicam a si próprias. Além do momento de reflexão e motivação, podem usufruir de troca de experiências umas entre as outras, reforçar a coletividade, ter consciência que os problemas de uma são os mesmos das outras. É gratificante fazer parte da vida dessas mulheres e ver o quanto já se superaram ao longo do tempo”.
PALESTRAS
O evento contou com três palestras. A policial Laura Martins, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Bagé, ministrou a palestra “Atuação da Polícia Civil no combate a violência doméstica”.

Encontro reuniu uma grande quantidade de mulheres rurais Foto: Divulgação
A agricultora Solange Abreu, do Assentamento Pátria Livre, de Candiota, ministrou a palestra “Uma história de lutas e vitórias”, relatando um momento emocionante de sua trajetória de vida como liderança feminina nos movimentos sociais e de gênero, produção, organização rural.
Também esteve presente a deputada federal Franciane Bayer, que ministrou a palestra “Exerça a autorresponsabilidade e transforme sua vida”.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO
Comentários do Facebook