ÁGUA

Engenharia do Exército visita barragem da Arvorezinha nesta quinta-feira

Conforme anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em sua visita a Bagé, o Exército Brasileiro começa as tratativas para dar prosseguimento à obra da barragem da Arvorezinha. Nesta quinta-feira (6), representantes do 1° Batalhão Ferroviário do Exército, de Lages, Santa Catarina, subordinados ao 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul, estarão na cidade para conhecer o projeto.

A visita já é resultado do pedido do Prefeito Divaldo Lara ao presidente Bolsonaro para priorizar esta obra tão sonhada pelos bageenses. “Estamos dando início a esta parceria com o Exército que está sendo apoiada e priorizada pelo nosso presidente Jair Bolsonaro. Temos a certeza que tudo será encaminhado da melhor maneira possível para concretizar a mais esperada obra da cidade”, destaca o gestor. O prefeito acredita que a barragem será concluída em poucos meses pelo Exército.

O capitão Davi Martins Chagas, chefe de operações, e o tenente Luciano Pereira Bezerra, engenheiro do Batalhão, estarão, as 8h, no local da obra da barragem acompanhados do diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), engenheiro Eduardo Mendes, e do superintendente operacional da Autarquia, engenheiro Emílio Mansur. A agenda segue às 14h30, quando haverá reunião no Salão Oval da Prefeitura de Bagé, com a presença do prefeito Divaldo Lara, do coronel Carlos André Maciel Levy, chefe do Estado-Maior da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e do subtenente Maurício Delgado Veleda, adjunto de comando. Participarão, também, a direção e técnicos do Daeb, além de servidores da Semapa, que estão responsáveis pela liberação da licença ambiental da obra junto ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH) e à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

A adaptação do projeto da barragem, realizada pelo engenheiro Emílio Mansur, foi apresentada em Brasília para o Ministério do Desenvolvimento Regional pelo prefeito de Bagé e diretor Eduardo Mendes na semana passada. O tema também foi pauta de audiência com o vice-presidente Hamilton Mourão e com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

Conforme o novo projeto da barragem, que sofreu adaptações, será construído, em uma primeira fase, o canal de aproximação, o vertedouro, a ensacadeira e a tomada de água. Já nesta primeira etapa, o volume acrescido nas reservas hídricas de Bagé totalizaria 7.010.574,21 m³.

Comentários do Facebook