SEMANA FARROUPILHA

Entidades tradicionalistas de Candiota fazem o acendimento da Chama Crioula

Além dos CTGs do município, a cidade de Aceguá também recebeu a centelha do fogo simbólico em Seival

Começou a semana mais gaúcha e mais comemorada no Estado do Rio Grande do Sul. Marcando o início dos festejos farroupilha, o município de Candiota realizou a distribuição da Chama Crioula para as entidades tradicionalistas no Centro de Eventos Antônio de Sousa Neto, na localidade de Seival, nesta quarta-feira (11), data que marca a proclamação da República Rio-grandense, ocorrida em 1836. Além do município, a cidade de Aceguá também pegou a centelha da Chama em Seival.

Na foto, autoridades e representantes das entidades de Candiota Foto: Sabrina Monteiro TP

O evento contou com a presença do prefeito Luiz Carlos Folador, vice-prefeito Paulinho Brum, presidente do Legislativo, vereador Gildo Feijó, secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Juliano Corrêa, coordenadora do Tradicionalismo, Julia Graziela Azambuja, prendas municipais, Marjore Rodrigues e Barbara da Silva, peão farroupilha, Yuri Gonçalves, prendinhas da 18ª Região Tradicionalista (RT), Ana Lívia Garcia Garcia, Rebecca da Silva Pinheiro e Manuela da Fonseca Pereira, que representam o município, prendas e peões das entidades e diversas autoridades em geral.

A Chama foi conduzida pela Associação dos Cavaleiros e Cavaleiras de Candiota (ACC), de São Gabriel até o município. Eles enfrentaram alguns dias no lombo do cavalo, passando por chuva e frio, mas com o objetivo de cumprir a missão e não deixar que o tradicionalismo acabe. O patrão da ACC, Rafael Silva, agradeceu a todos que acompanharam a cavalgada, mencionando o grupo de Bagé que mais um ano realizou a integração com o município.

Prendado das entidades também se fez presente na distribuição da Chama Foto: Sabrina Monteiro TP

O patrão do CTG Luiz Chirivino, Fabrício Aquere, agradeceu a todos os envolvidos, em especial a equipe da Campeira de sua entidade, em nome de Crisiano Barres, explicando que a bandeira do CTG estava em meio mastro devido ao falecimento da diretora cultural, Karen Taborda. “Com muita força estamos aqui hoje, para levar a centelha para o Luiz Chirivino e fazer uma Semana Farroupilha em homenagem a ela”, destacou ele.

Do CTG Candeeiro do Pago, o patrão Michel Feijó também agradeceu o pessoal da ACC pela busca da Chama, e disse ao Fabrício que também estão com a bandeira em meio mastro como forma de apoio aos amigos. “Neste mês tão esperado, quero agradecer os poderes Executivo e Legislativo. Estamos no meio da eleição, e espero que os nossos políticos sempre levem a nossa tradição”.

O patão do CTG Batalha do Seival, Miguel Cimirro, destacou o esforço e dedicação do pessoal da ACC. Na oportunidade, ele também demonstrou solidariedade ao CTG Luiz Chirivino. “Estamos com as entidades de Candiota unidas para te ajudar”, reforçou, agradecendo o Poder Público pela ajuda e pelo apoio ao tradicionalismo.

Representando o PTG Combate do Seival, a vice-patroa Adriana Lima, comentou que neste ano muitas pessoas especiais irão fazer falta na Semana Farroupilha. “Antigamente eram muitos cavaleiros e cavaleiras que saíam em busca da Chama, e o que eu vi neste ano foram poucos, mas todos de muita coragem. Que os pais continuem colocando os pequenos na tradição, pois se não continuarmos incentivando, ela vai terminar”.

Por fim, a Secretaria de Cultura entregou os certificados de agradecimento a todos que participaram da cavalgada, tendo a manhã sendo encerrada pelo show do músico Lisandro Amaral.

A Semana Farroupilha 2024 tem como tema – Festejos Farroupilha na República Rio-grandense, e está sendo realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O recurso avaliado em R$ 200 mil, foi captado 100% por meio da Farmácia São João, Rede Peruzzo e Rede Super, explicou o secretário Juliano Corrêa.

Programação municipal da Semana Farroupilha

Dia 12: Seminário da Revolução Farroupilha no CTG Candeeeiro do Pago (14h); Oficina de chimarrão no CTG Luiz Chirivino (14h);

Dia 13: Oficina campeira de encilha no PTG Combate do Seival  (14h)

Dia 14: Show com Erlon Péricles no CTG Candeeiro do Pago (21h)

Dia 15: Show com André Teixeira no CTG Batalha do Seival (20h)

Dia 16: Show com o grupo Portal 4 no PTG Combate do Seival (20h); Oficina de canto e declamação no CTG Batalha do Seival (14h)

Dia 17: Oficina de canto e declamação na Escola Faro (14h); Oficina de interpretação musical na Escola Santa Isabel (15h); Oficina de chimarrão na Escola Santa Isabel (14h); Oficina de interpretação musical na Escola Neli Betemps (10h)

Dia 18: Oficina de danças campesinas na Escola Neli Betemps (17h); Oficina de danças campesinas no CTG Luiz Chirivino (20h)

Dia 19: Show do grupo Barbicacho no CTG Luiz Chirivino (20h); Oficina de chimarrão no CTG Candeeiro do Pago (14h)

Dia 20: Show com Marcas do Tempo (13h30); Desfile dos cavalarianos na praça central (14h); Encenação Batalha do Seival (15h); Desfile temático (16h) – Tema: Jayme Caetano Braun (Cinquentenário de Jayme); Apresentação dos grupos de dança das entidades do município e grupo Raízes da Tradição no ginásio (17h); Show com orgulho gaúcho (18h); Show com Estação Fandangueira (19h); Show com o Gaúcho da Fronteira (21h).

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook