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Equatorial Energia divulga melhorias na rede elétrica em Pinheiro Machado, Bagé e Dom Pedrito

Ações estão dentro do Plano de Investimentos proposto pela nova gestão da empresa, com obras em subestações, linhas de distribuição, alimentadores, entre outros.

A Equatorial Energia, que adquiriu em meados de 2021 a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), iniciou já no ano passado, e vai continuar, em 2022, as melhorias no sistema elétrico que supre os 72 municípios de sua área de concessão. Na região da Campanha, prioritariamente, estão sendo atendidos três municípios onde havia maiores índices de duração (DEC) e frequência (FEC) de interrupções de energia.

Em Bagé, Dom Pedrito e Pinheiro Machado, estão sendo aplicados recursos na ampliação de subestações, renovações de grandes equipamentos e outros serviços.

BAGÉ – A Equatorial investirá, em 2022, cerca de R$ 1 milhão na construção de uma nova linha de distribuição que percorrerá 3 km pelo centro da cidade e na instalação de três equipamentos de suprimento pesados que vão aliviar o suprimento de energia para esta região.

Entre julho e dezembro de 2021, já foram aplicados cerca de R$ 500 mil em aproximadamente 20 inspeções de redes de média e baixa tensão, que resultaram em programação para 200 manutenções em equipamentos de rede elétrica. Das 200 manutenções, 25% já foram realizados ano passado e os outros 75% serão corrigidos em 2022.

Vale ressaltar que Bagé é uma cidade arborizada e a rede elétrica da cidade, em situações de tempestade, chuvas e ventos, é impactada pela vegetação. A CEEE Grupo Equatorial já realizou, em fevereiro de 2022, diversos mutirões de podas para livrar a rede de galhos que interferem na fiação.

DOM PEDRITO – A Equatorial estabeleceu, em 2021, em Dom Pedrito, um novo traçado para um trecho de 6,2 km de um alimentador (rede de média tensão), que sai da subestação Dom Pedrito e instalou equipamentos para reduzir a queda de tensão no trecho mais distante da subestação.

As obras permitem ampliar a capacidade de abastecimento para aproximadamente 1 mil clientes nas localidades de Campo Seco, Caveiras, BR 293 até a ponte rio Upamaruti, Picada das Pedras, Via Rosário do Sul, Corredor da São João, Corredor do Wolf, Corredor da Soteia e Corredor do Silva Neto.

PINHEIRO MACHADO – No segundo semestre de 2021, foram investidos pela Equatorial, em Pinheiro Machado, cerca de R$ 300 mil na inspeção, localização e correção de 400 pontos na rede elétrica que supre a cidade, beneficiando todos os 6,3 mil clientes da cidade.

Em 2022, a companhia de energia implantará sistema de loop automation, que permite a recomposição automática de trechos sem energia, e também prevê investimentos de mais R$ 600 mil na instalação de reguladores de tensão de energia na cidade.

LED – A Equatorial também vai investir aproximadamente R$ 11,5 milhões em 10 projetos de eficiência energética em iluminação pública em sua área de concessão, dentro do programa E+ Luzes na Cidade.

Na Campanha, Pinheiro Machado será beneficiada com a troca de mais de 850 lâmpadas de toda a iluminação da cidade. No total, serão substituídas quase 15 mil lâmpadas em todos os projetos, dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE) do Grupo Equatorial, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

ASSISTENTE VIRTUAL – A Equatorial, para cada vez mais facilitar a comunicação dos clientes com a companhia de energia, abriu um novo canal com o consumidor. A Clara é a primeira iniciativa em atendimento por meio de personificação digital no setor elétrico brasileiro e integra o processo de Transformação Digital no atendimento ao cliente.

O aplicativo de mensagens Whatsapp, como qual 80% dos brasileiros estabelece contato com marcas, foi a ferramenta escolhida para aproximar mais o atendimento. Em um primeiro momento, a nova atendente virtual atenderá os serviços de religação ou interrupção de energia e seu portfolio será aumentado em breve.

Com este outro meio de comunicação, os clientes da Equatorial poderão entrar em contato com a companhia da seguinte forma:

* Whatsapp Clara: (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
* Call Center; 0800 721 2333
* SMS; 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia.
* Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br
* Agências de atendimento: https://ceee.equatorialenergia.com.br/locais-de-atendimento

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