FINALISTA

Equino de Candiota está na final do Freio de Ouro que acontece em Esteio

A égua Muchacha faz parte da propriedade de Thomaz Malafaia Marques

Na foto, Muchacha na etapa classificatória para o Freio de Ouro. Ela está há 10 meses no CT Valadão em Capão do Leão Foto: Divulgação TP

No próximo dia 31 de agosto, Candiota terá uma representante na final do Freio de Ouro, que acontece na Arena do Cavalo Crioulo dentro das instalações do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A finalista é a égua Muchacha, da cabanha Graúna que é de propriedade de Thomaz Malafaia Marques.

Sobre a conquista, Thomaz explicou que é a primeira vez que tem um animal seu participando, e que para chegar até a final precisaram passar por três etapas. “A primeira prova é uma credenciadora, de lá saem quatro finalistas. Depois tem a classificatória, e depois de ser finalista nesta parte chega até a final do Freio de Ouro”, contou, dizendo que esta é a competição máxima da raça crioula.

Ainda, ele ressaltou que todo o criador tem o sonho de concorrer pelo menos uma vez na final do evento, dizendo que é de suma importância para o nome da cabanha. “O que comprova que estamos no caminho certo da criação”, acrescentou.

O ginete que irá conduzir a Muchacha é Nathan Valadão, que foi o vencedor na categoria “machos” do Freio de Ouro de 2023. Sobre apresentar a égua na final, Nathan disse que está muito feliz, pois já a acompanhava antes, quando ela corria com outros ginetes. “Eu sempre achei ela muito boa, e quando o Thomaz me chamou para perguntar se eu me animava a correr, eu topei”, contou ele, falando que a égua é extremamente fácil de treinar e muito boa para executar provas.

Ele que tem o Centro de Treinamento Valadão, em Capão do Leão, destacou a felicidade de conseguir mostrar o potencial de Muchacha, chegando até a final. Sobre o Freio de Ouro, Nathan descreveu como uma Copa do Mundo. “Para nós que trabalhamos com isso o ano todo, chegar lá é a Copa do Mundo e é muito bom, estou muito feliz”, concluiu, informando que também irá apresentar outros dois animais e que está com a expectativa muito boa. “Vamos seguir focados, trabalhando bastante para chegar bem na final”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook