PARA O MUNDO

Equipe brasileira está pronta para competir no desafio da NASA

Provas do desafio da Nasa Human Exploration Rover Challenge (HERC) iniciam nesta sexta-feira (19)

Grupo já está em solo americano Foto: Divulgação TP

Os estudantes Sofia Cuadros Oliveira, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira, Felipe de Oliveira Luiz, Frontelino Ferreira de Oliveira, Lucas Nogueira Andina, Mikael Macedo Ferreira Kaupe, Otávio Borges Motta e o professor Santiago Nogueira Cuadros, da Escola Estadual Frei Plácido de Bagé, já estão em solo americano para o início da competição da agência espacial dos Estados Unidos que iniciam nesta sexta-feira (19).

O grupo que desenvolveu um protótipo de carrinho movido a pedaladas, chamado de Robotchê, irá trafegar por terrenos simulando Marte e Lua. A competição será transmitida pelo canal NASA TV ou pela rede social: Facebook Rover Challenge. A equipe que representa o Estado do Rio Grande do Sul, deve competir nesta sexta-feira entre às 17h e 18h e no sábado (20), entre às 12h e 13h.

 

DESAFIO

 

O evento anual apresenta um desafio de design de engenharia para envolver os alunos na próxima fase da exploração espacial humana. O objetivo é desafiar os alunos a criar um veículo movido à tração humana projetado para atravessar a superfície simulada de outro mundo e completar tarefas de missão ao longo do caminho. As equipes de alunos projetam, constroem e testam tecnologias que permitem que os rovers funcionem em uma variedade de ambientes. O veículo irá passar por um terreno simulando Marte, Lua e outros corpos do sistema solar.

Cabe lembrar que em 2023, os estudantes Sofia Cuadros Oliveira, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira e Isabélli Marques conquistaram o 3º lugar no desafio. Foi a única equipe brasileira e caloura a participar da competição, que englobava mais de 16 escolas de diversos países do mundo.

*Matéria atualizada em 19 de abril de 2024 às 16h48

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook