SAÚDE

Equipe de Piratini conduz Encontro Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar

Evento aconteceu na cidade de São Lourenço

Evento aconteceu na cidade de São Lourenço Foto: Divulgação TP

Aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro, no município de São Lourenço do Sul, o Encontro Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar em Saúde Mental, o Samu Mental. O evento foi realizado no Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço e como se estivessem em uma mesa redonda, foram debatidos assuntos e atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência em saúde mental, bem como experiências em atendimento pré-hospitalar, além de discutidos as formas de trabalhos em equipe.

De acordo com o secretário de Saúde de Piratini Diego Espíndola, que conduziu parte dos trabalhos, a ideia era aproximar a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com a equipe de Saúde Mental, para que através dessa união a resposta possa ser mais imediata em casos de tentativa de suicídio, surto psicótico e tantas outras coisas que passam pela saúde mental dos municípios.

O secretário de Saúde ainda ressaltou a importância de ter conduzido uma mesa juntamente com uma equipe de Brasília, que trouxe uma experiência bastante interessante com relação ao tema e que deverá ser adotada também no Rio Grande do Sul, já que de acordo com Espíndola, essa equipe faz um trabalho muito eficaz e será exemplo a ser seguido a fim de que se chegue a serviços mais ágeis na área. “Houve um grande debate com o Governo do Estado sobre a situação de urgência e emergência, onde faltam materiais e principalmente a reposição da frota de veículos da Samu. Outro ponto a ser discutido é com relação a central de regulação, que precisa ser ajustada”, ressalta o secretário.

Comentários do Facebook