PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Equipe do Centro de Saúde Mental realiza atividades alusivas ao setembro amarelo em Candiota

Participantes puderam acompanhar rodas de conversa e oficinas durante a tarde

Equipe que atua no Centro de Saúde Mental Foto: Sabrina Monteiro TP

Marcado por ser o mês de prevenção contra o suicídio, o setembro amarelo é voltado para atividades e programações sobre o assunto. Em Candiota, a equipe do Centro de Saúde Mental localizado na sede do município, organizou uma tarde com roda de conversa relacionada ao tema, distribuição de erva mate e pipoca, triagem e conversa com as psicólogas, início do grupo de emagrecimento saudável, oficina de autocuidado estético e roda de canto, sendo todas essas abertas ao público em geral no último dia 17.

Em conversa com a coordenadora do Centro e psicóloga, Carla Aguzzi, ela explicou que mesmo sendo um mês de prevenção ao suicídio, a equipe pensou em fazer atividades que fossem voltadas à promoção da saúde mental, que é o objetivo do espaço. “Então nós buscamos em falar sobre o auto-cuidado, dicas de saúde mental e não focar no setembro amarelo especificamente, mas sim na saúde mental, como manter”, informou.

Na oportunidade, Carla mencionou que além das atividades já oferecidas pelo Centro, como pilates, alongamento, dança, atendimentos individuais e em geral, o espaço também vai contar com terapia em grupo e grupo de emagrecimento saudável com a nutricionista, Elisa Azeredo. “A terapia em grupo já começou na quinta-feira (19), pois já estávamos com uma fila de espera novamente e não queremos ninguém esperando por atendimento. Pensamos neste grupo, e a população super aderiu”, disse ela, ressaltando que a primeira turma já conta com sete participantes. Ainda, segundo a profissional, quem tiver interesse pode ir até o Centro de Saúde Mental e adicionar o seu nome na lista, destacando que no momento o grupo irá funcionar uma vez na semana por volta das 14h. “Se tivermos uma demanda maior, vamos fazer em horário estendido também”.

Atividades começaram pela roda de conversa Foto: Sabrina Monteiro TP

Responsável pelo grupo de emagrecimento saudável, a nutricionista Elisa falou que pensou em não fazer algo competitivo, como geralmente é o modo que esse tipo de encontro é feito, pois pode gerar ansiedade nos participantes. “O nosso Centro já é voltado para essa cura, então vamos trocar conversas e informações, onde as pessoas também poderão fazer perguntas e trazer sugestões. Também vamos preparar algumas receitas, pois muitos gostam de atividades assim”, mencionou ela.

O grupo irá funcionar uma vez na semana, sendo todas as sextas-feiras por volta das 10h. Segundo Elisa, não há limite de pessoas e os interessados também devem procurar a equipe do Centro de Saúde Mental para fazer a sua inscrição, sendo que em razão do feriado, o primeiro encontro deve acontecer no próximo dia 27 de setembro.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook