BUSCA DE OPORTUNIDADE

Equipe do Serviço de Inspeção Municipal de Hulha Negra solicita adesão do município ao Susaf

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Marcus Leitzke e Luis Fernando de Lima entregaram a documentação ao diretor da DDA, Antônio Neto (C) Foto: Divulgação TP

Nesta semana, a equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Hulha Negra, composta pelo secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Luiz Fernando de Lima e o fiscal, médico veterinário Marcus Roberto Leitzke, estiveram em visita a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul, na Capital Gaúcha.

Na oportunidade, foi entregue ao diretor do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Seapi, o médico veterinário Antônio Carlos Ferreira Neto, uma documentação solicitando a adesão do município de Hulha Negra ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

A implantação do Susaf, regulamentado pelo Decreto Estadual n° 49340 de 5 de julho de 2012, permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais (SIM), como por exemplo as agroindústrias de laticínios de Hulha Negra e que estejam engajados neste sistema, por meio do Serviço Estadual de Inspeção (Cispoa), o comércio dos produtos em todo o território do estado do Rio Grande do Sul.

Em entrevista ao jornal Tribuna do Pampa, o fiscal do SIM Marcus Leitzke ressaltou a importância da adesão do município ao sistema, bem como a expectativa de uma resposta positiva por parte do estado. “Hoje a produção das nossas agroindústrias é, de certa forma, limitada, pois elas só podem vender dentro do município e se produção for muito grande, há risco de prejuízo com a perda da produção, por isso a importância do sistema para o nosso município que contém agroindústrias com produtos principalmente derivados do leite, como queijo e iogurte”, manifesta Leitzke.

Questionado sobre a expectativa de uma resposta positiva por parte do estado, Leitzke diz que ele, assim como o secretário Luis Fernando estão tranquilos e otimistas, pois ao longo dos anos foi construído um Serviço de Inspeção Municipal com passos sólidos. “Entregamos todos os documentos solicitados pela Seapi, entre eles ofício do prefeito pedindo adesão ao Susaf, declaração de infraestrutura, documentação da equipe do SIM, cronograma de vistorias técnicas das agroindústrias, com coleta de água física e microbiológica, controle de qualidade dos produtos que é feita através da coleta de análises. Temos todos os registros das nossas atividades, que incluem cadastro dos estabelecimentos, dados mensais de produção das agroindústrias, registro de rótulos de acordo com a legislação brasileira, entre outros, que podem ser disponibilizados à instância operativa central do Susaf quando solicitado, o que nos permite dispor ao consumidor um produto de qualidade”, afirma o fiscal, acrescentando que a Seapi tem 30 dias para análise da documentação e solicitação do município, assim como a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) possui outros 30. “Acreditamos que até o fim deste ano teremos boas respostas, pois nos enquadramos no que é exigido e dispomos de uma estrutura adequada”, conclui.

Comentários do Facebook