A escola estadual rural 8 de Agosto, localizada no assentamento que leva o mesmo nome em Candiota, foi destaque da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O educandário, segundo a CRE, obteve a melhor nota no município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
A avaliação é relativa a 2023 e a escola, obteve no quesito anos finais, índice 4.9, sendo motivo de comemoração por professores, direção e pela 13ª CRE. Em vídeo, a coordenadora da 13ª CRE, Miriele Barbosa, parabenizou a direção e toda equipe da escola Oito de Agosto. “Hoje é um dia muito feliz por saber que o resultado do Ideb dos anos finais da escola é o melhor da cidade de Candiota, um índice de 4.9 que ainda está em crescimento, mas é o mais alto. Uma escola do campo, com todas as dificuldades que tem de acesso, foram e mostraram a qualidade do trabalho. Estou aqui para parabenizar cada um de vocês que vão para as escolas, que trabalham com os alunos, seja dia de chuva atravessando barro, fazendo todo um movimento para levar educação e isso refletiu na qualidade da educação dos nossos alunos”, avaliou Miriele.
A ESCOLA
Ao Tribuna do Pampa, a diretora em exercício da escola 8 de Agosto, Ivania Sotilli Azevedo, que conta atualmente com 164 alunos de educação básica, dos anos iniciais ao ensino médio, disse que tanto a coordenação da escola, quanto estudantes ficaram felizes com o resultado do Ideb. “Sabemos que ainda temos um longo caminho a ser percorrido para alcançar o ensino de qualidade. Em nossa avaliação, educar é estar em constante busca por qualidade e bons resultados. Sabemos também, que avaliações externas não abrangem a integralidade do sujeito que está sendo avaliado, mas ela reflete a escolarização, isto é, aquilo que é aprendido na escola, e por isso consideramos de forma positiva resultados como do Ideb e outros”.
A diretora Ivania fala sobre o método de trabalho na escola e destaca como fundamental ações positivas e o apoio manifestado pela Coordenadoria Regional de Educação. “Nesse processo de busca por melhoria das aprendizagens, nossa escola optou por dar ênfase ao planejamento das habilidades e competências necessárias para cada ano/série, com constantes retomadas e avaliações contextualizadas; formação continuada dos professores com reflexões importantes acerca da realidade das escolas do campo; a importância da quantidade do tempo destinado ao desenvolvimento dos saberes e a motivação dos estudantes, através de reuniões e conversas com as famílias, fazendo busca ativa, o que tem sido uma forma muito exitosa de trazer os estudantes de volta pra escola e, assim motivá-los a não desistirem de estudar”, ressaltou a diretora, reforçando o compromisso da equipe, enquanto escola, “com a educação popular do campo, no campo e para o campo”.
SOBRE O IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*