DESTAQUE

Escola Estadual Dario Lassance, de Candiota, será premiada com o Prêmio Alfabetiza Tchê

O Alfabetiza Tchê é um programa de alfabetização para todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade certa Foto: Divulgação

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dario Lassance, de Candiota, será premiada com o Prêmio Alfabetiza Tchê, na próxima quarta-feira (2), no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. A instituição se destacou pelos resultados no Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola – IQAe, obtidos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) de 2023.

A escola receberá R$ 80 mil como incentivo à aprendizagem na idade certa, juntamente com outras 199 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização.

Escola Dario Lassance está localizada na sede do município Foto: Arquivo TP

O Prêmio Alfabetiza Tchê foi instituído pela Lei Estadual 16.048, de 30 de novembro de 2023, e regulamentado pelo Decreto 57.519, de 25 de março de 2024.

Outra instituição da região, da rede municipal, também será premiada, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde Ribeiro de Magalhães. Além disso, as escolas estaduais Cônego Ortiz, de Caçapava do Sul, Waldemar Amoretty Machado e Arthur Damé, de Bagé, foram selecionadas para receber apoio do programa Alfabetiza Tchê e receberão R$ 40 mil cada. Também serão contempladas as escolas municipais, Teo Vaz Obino, Professor Peri Coronel, Dr. Telmo Candiota da Rosa e José Otávio Gonçalves, de Bagé.

O Alfabetiza Tchê é um programa de alfabetização para todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade certa, sendo uma das metas do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC). O decreto que constitui o programa foi assinado em setembro de 2022 e reafirma o compromisso do estado em apoiar os 497 municípios gaúchos na alfabetização.

A coordenadora de Educação da 13ª CRE, Carmem Bueno, destaca que o prêmio contribuirá para a melhoria do processo de alfabetização dos alunos. “Que felicidade receber esse prêmio. É uma grande satisfação saber que duas escolas da nossa região, uma da rede estadual e uma da rede municipal, serão premiadas, e que isso trará suporte financeiro para que as escolas possam aprimorar ainda mais seus processos”, enfatiza. Carmem também informou que os materiais do Alfabetiza Tchê para 2025 devem chegar ainda este mês.

Comentários do Facebook