
Escola está localizada na sede do município Foto: Divulgação
Cinco escolas da área de atuação da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) se destacaram no Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola (IQAe), divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE). Entre elas, a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Dario Lassance, de Candiota, que lidera regionalmente com IQAe de 81,25 pontos.
Também aparecem na lista as seguintes instituições: IEE Dinarte Ribeiro, com 81,18 e EEEF Rosa Poglia Barbeiro, com 79,05 (ambas de Caçapava do Sul); Dulce da Fonte Abreu, de Dom Pedrito, com 80,87; e EEEF Félix Contreiras Rodrigues, de Bagé, com 75,76.
ÍNDICE
Os índices referem-se às escolas públicas que atendem o 2º ano do Ensino Fundamental, com base nos resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) de 2023.
A coordenadora regional de Educação, Carmem Bueno, destaca o investimento do governo DO Estado na qualificação da alfabetização em toda a rede pública, com atenção especial às escolas estaduais. “Com a divulgação dos resultados do SAERS, valorizamos e parabenizamos as escolas que alcançaram os melhores índices. Temos várias unidades com desempenho destacado, principalmente aquelas próximas ao índice de premiação do programa Alfabetiza Tchê, realizado em abril”, afirma.
A escola Dario Lassance recebeu o prêmio Alfabetiza Tchê, em reconhecimento aos resultados obtidos no IQAe aferido pelo SAERS 2023. A instituição foi contemplada com R$ 80 mil para incentivar a aprendizagem na idade certa.
O Alfabetiza Tchê é um programa estadual que visa garantir a alfabetização de todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade adequada, integrando o Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC). O decreto que institui o programa foi assinado em setembro de 2022, reforçando o compromisso do Estado com os 497 municípios gaúchos.
A diretora da escola, Simone Costa, se manifestou sobre o índice, fazendo relação com o trabalho realizado pelo corpo docente. “As professoras, elas potencializam o que tem e oferecem o que tem de melhor dentro dos espaços educacionais, como elefante letrado, que é uma plataforma lúdica de livros infantis, sempre trabalhando com alfabeto móvel, construindo jogos com as crianças e fortalecendo assim, um caminho baseado no amor, no afeto, mas acima de tudo, no trabalho lúdico e efetivo, que com certeza é notório que dá resultado”.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO