A Escola Eunil Elias dos Santos, localizada na Coxilha do Arroio Mau, no interior de Pedras Altas, recebeu na segunda-feira (25), o 1º Evento Cultural alusivo ao Dia da Consciência Negra, com palestras e apresentações durante o dia todo. A atividade foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, funcionários, professores e estagiários.
O evento contou com a presença da comunidade, escolas do município e representantes do Quilombo da Várzea, localizada na mesma região. Segundo a diretora da escola, Ana Paula das Neves Castro, o dia foi repleto de palestras, oficinas e teve o encerramento com uma banda que movimentou os presentes. “Agradeço a todos os envolvidos na organização, todos participantes, visitantes. Tivemos palestras e oficinas de visitantes de Pedro Osório, Pinheiro Machado, Bagé e Comunidade Quilombola. Gratidão”.
Já o secretário Amarildo Borges, disse que o momento foi ímpar e que todos agregaram muito conhecimento com os presentes. “Evento que fica marcado como o primeiro grande evento do município sobre o tema da conscientização das lutas do povo negro. Além do aprendizado sobre a história desse povo, também foi um momento de reflexão sobre as lutas e os avanços para que cada vez mais possamos viver numa sociedade justa e igualitária. Um momento histórico para que possamos continuar construindo uma sociedade sem preconceitos e acima de tudo antiracista”, destacou, parabenizando e agradecendo a todos.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*