TRANSIÇÃO JUSTA

Esperança é que MP da Usina de Candiota seja editada após o carnaval

Deputados Marcon e Pimenta acenaram que houve conversas com os ministros da Casa Civil e de Minas e Energia. Já o governador em exercício, Gabriel Souza, durante sua fala na retomada do Polo Naval de Rio Grande, deixou transparecer que também falou com o presidente Lula sobre o assunto

Uma comitiva de Candiota composta pelo prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), a vereadora Luana Vais e lideranças sindicais e comunitárias, esteve participando do ato de retomada dos investimentos no Polo Naval de Rio Grande, na última segunda-feira (24) e que contou com a presença do presidente Lula (PT).

Os membros da comitiva fizeram o tempo todo articulações nos bastidores para que o assunto da continuidade da Usina de Candiota (paralisada desde o início deste ano por conta do fim dos contratos de venda de energia) tivesse espaço na agenda presidencial naquele dia. Não foi possível um encontro direto com Lula, por conta da rigidez do protocolo e do atraso no cerimonial, que estava focado na questão do Polo Naval e os investimentos anunciados, porém ficou claro que o assunto esteve em debate e que Lula teve contato com a situação.

Governador em exercício Gabriel Souza (MDB), pediu à Lula uma solução durante o ato em Rio Grande, que marcou a retomada da indústria naval Foto: Joel Vargas/Especial

O governador em exercício, Gabriel Souza, em sua fala durante a cerimônia em Rio Grande, disse que o momento era de agradecimento ao governo federal pela parceria com o Estado na recuperação pós-enchentes e também da reativação da indústria naval, porém pediu um olhar para o potencial eólico offshore do RS e também por uma solução para Candiota, dando a entender que conversou com Lula sobre o assunto, já que ambos ficaram lado a lado durante o evento por cerca de duas horas e trocaram conversas por várias vezes. “O pessoal de Candiota está aqui e falávamos disso antes do evento, sobre a necessidade de uma solução para a Usina de Candiota, para que possamos restabelecer os empregos naquele município e ter uma transição energética justa. Sei muito bem a sua opinião e quero muito lhe agradecer de antemão já sobre esta solução que virá, porque é desnecessário dizer que uma ausência dessa solução, consolidaria um desemprego massivo nessas regiões, que precisam ainda dessa matriz energética para se desenvolver”, pontuou Gabriel ao se dirigir à Lula.

SOLUÇÃO PARECE PRÓXIMA

A vereadora Luana Vais (PT), durante sessão da Câmara de Candiota esta semana, logo após o ato em Rio Grande, já havia adiantado uma conversa que o deputado federal Dionilso Marcon (PT) havia tido com ela por telefone. “Por mais que se tinha alguma expectativa com algum anúncio em Rio Grande, nós sabíamos que o foco era a retomada do Polo, parado há seis anos. Enchemos tanto nossos deputados lá, que o Marcon nos ligou no fim da tarde. Ele disse que o ministro Rui Costa (Casa Civil) autorizou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a editar a Medida Provisória para salvar Candiota após o carnaval”, assinalou, lembrando que ambos os ministros estavam em Rio Grande, onde a conversa aconteceu. Também, Luana assinalou que os deputados Alexandre Lindenmeyer, Paulo Pimenta, Maria do Rosário e Elvino Bohn Gass (todos do PT), participaram dessa conversa com Rui Costa.

Dirigentes do Sindicato dos Mineiros marcaram presença em Rio Grande Foto: Sabrina Monteiro/Especial

O prefeito Folador exaltou a fala do governador em exercício, dizendo que durante o evento em Rio Grande trocou mensagens com ele. “Fizemos um movimento silencioso, mas que parece ter dado resultado. Falei com vários deputados lá no ato. Foi uma articulação bacana e positiva na minha avaliação. Nossa expectativa é por uma solução rápida”, disse.

Já na terça (25), os deputados Marcon e Pimenta gravaram vídeos e postaram em suas redes sociais reafirmando a situação de encaminhamento da MP.

Comissão de Mulheres junto com deputado Paulo Pimenta no ato do Polo Naval Foto: Divulgação

Paulo Pimenta se dirigiu diretamente à comunidade de Candiota e região. “Vocês sabem de meu compromisso com o carvão e o trabalho de anos que tenho com olhar para a região. Sabem também do meu empenho que para que gente encontre uma solução para a paralisação da Usina de Candiota – esse tema que tem criado uma preocupação enorme e muitas famílias estão apreensivas e precisam de uma solução urgente. Todos sabem que não embarco em demagogia e em projetos mirabolantes. Eu faço a coisa certa, a coisa reta para resolver e isso passa em termos uma Medida Provisória que estenda pro Rio Grande do Sul e Paraná as mesmas condições e prazos de Santa Catarina para a exploração do carvão. E ontem (dia 24), tivemos uma conversa sobre isso, aproveitando a agenda do presidente Lula no RS. Eu e o ministro (de Minas e Energia) Alexandre Silveira tratamos deste assunto. Estou muito confiante e acompanhando todos os dias em Brasília para que a gente possa ter essa MP. Faço questão de transmitir essa informação para que se possa reforçar nossa esperança e confiança no presidente Lula e na solução que logo virá”, disse.

Prefeito Folador (E) e vereadora Luana (D) articularam nos bastidores, juntamente com a comitiva candiotense em Rio Grande Foto: Sabrina Monteiro/Especial

Em seu vídeo e também em material remetido ao TP por sua assessoria, Marcon deu prazo para a emissão da MP. Ele confirmou conversa em Rio Grande com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, dizendo que posterior a isso, já na noite de segunda no aeroporto de Brasília, ele conversou com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que garantiu levar o assunto até o presidente Lula. “E o presidente autorizou o ministro a fazer a MP após o carnaval. O Lula tem compromisso com a nossa região e com Candiota. Ele anunciou os investimentos em Rio grande e também vai reabrir a Usina de Candiota”, afirmou.

Na tarde de terça também, o deputado Afonso Hamm (PP), novamente falou do assunto na tribuna da Câmara Federal e cobrou a edição da MP.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO 

Comentários do Facebook